11 de outubro de 2023 as 14:20 / Geral

Alunos da Escola Educarte apresentam projetos de empreendedorismo para comunidade e empresários locais

Na manhã da última terça-feira,10, na Escola Educarte de Ernestina, ocorreu a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos que participam do Projeto Jovem Empreendedor, uma parceria da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Manager. Foi uma manhã de emoções fortes, pois o Projeto Jovem Empreendedor é mais um destes projetos, que através de uma educação empreendedora, seguindo a metodologia de ensino própria, oferece uma experiencia única para cada aluno e, por conseguinte proporcionando uma conexão real e de oportunidades ao mundo do trabalho.

A abertura do evento, contou com a presença da responsável e coordenadora do Projeto Jovem Empreendedor da Escola Educarte, professora Fabiana Penz Irassochio, diretora da Escola Educarte, Prof. Esp. Makeli Rosseto da Silva, coordenação Pedagógica, professora Elisandra Santos, prefeito Renato Becker, secretária Municipal de Educação, Sueli Penz, diretor de Cultura e Turismo, professor e historiador, Alexandre Aguirre, coordenadora Pedagógica da SMEDCT, Adrieli Gnich Vargas, Assessora Educacional, Mariana Muller de Oliveira, presidente da ACIPAE, Aníbal Dickel, Empresaria e proprietária da JF Cursos, Fernanda Oliveira da Silva, proprietária da empresa Artes da Ka, Karine Trilha, alunos, familiares, professores e funcionários da escola.

Logo após a cerimônia de abertura, os alunos apresentaram para os presentes os seus respectivos projetos desenvolvidos sob um olhar empreendedor e inovador. Em um país com um grande número de pessoas fora do mercado de trabalho, além de muitas áreas do conhecimento já estarem superfaturada e, sobretudo não absorvendo mais os novos profissionais no mercado de trabalho, é de suma importância projetos desta envergadura que propicia novas oportunidades e por conseguinte revela novos talentos empreendedor para o mundo do trabalho.

O projeto proporciona o desenvolvimento completo, desde a área financeira, comercial, marketing, tecnologia, até a operação, contribuindo para o jovem identificar qual área ele se identifica. Os negócios apresentados nesta manhã contemplaram vários seguimentos, entre eles: marcenaria, doces, brechó de roupas, fotografia, moda, culinária, pecuária, loja de roupas, etc. Cabe destacar, que a aluna Maria Luiza Nickorn, foi uma das alunas vencedoras da Olímpiada Jovem Empreendedor, agora o seu projeto (Maria Click) está classificado para participar da grande final que ocorre em novembro, onde o vencedor ganhará uma viagem para São Paulo, para conhecer a sede da empresa Google.

Na sua manifestação, o prefeito Renato Becker, ressaltou que: “Quero agradecer a diretora Makeli pelo convite, bem como, a secretária de Educação Sueli Penz por mais esse importante Projeto Jovem Empreendedor, uma parceria da secretária de Educação com o Instituto Manager. Também, um agradecimento especial para a coordenadora do projeto, Fabiana Penz por ter aceito esse desafio onde os frutos podemos ver nas belíssimas apresentações realizada pelos alunos participantes do projeto. A nossa gestão tem a educação como prioridade, pois os projetos que vimos serem apresentados pelos alunos nesta manhã, mais uma vez, comprova que educação não é gasto, é investimento. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, bem como a toda família Educarte, que mais uma fez nos enche de orgulho, por realizar projetos que uni a teoria, mas sobretudo inserido no contexto e na realidade dos seus alunos,” pontuou o prefeito.

Na ocasião, a secretária de Educação, Sueli Penz, destacou que: “Hoje aqui é um dia especial, pois todo o nosso esforço à frente da secretaria de educação, só tem sentido por causa dos nossos alunos, senão nem estaríamos vivenciados tudo isso nesta manhã. No primeiro momento que nos foi apresentado o projeto pelo Instituto Manager, não estávamos convictos enquanto ao projeto, mas após fechado essa parceria e, hoje após os projetos apresentados pelos nossos alunos e jovens empreendedores da Escola Educarte, não tenho mais nenhuma dúvida, que a Administração Municipal e Secretária Municipal de Educação acertou ao fechar essa a parceria com o Instituto Manager, ou seja, os frutos estão aí, empreendimentos em andamento construídos pelos próprios alunos, gratidão a todos,” frisou a secretária.

A diretora da Escola Educarte, Makeli Rosseto da Silva, afirmou que: “Quero agradecer a todos os presentes, em especial a professora Fabiana Penz, por ter aceito esse grande desafio de coordenar o Projeto Jovem Empreendedor em parceria com o Instituto Manager, juntamente com os alunos da nossa escola, pois isso, exigiu dela muita preparação, estudo, dedicação e, sobretudo uma boa relação e parceria com os alunos. Estamos muito felizes e orgulhosos pelo resultado alcançado, isso demostra um trabalho realizado em conjunto e união, ou seja, ninguém consegue fazer nada sozinho. Agradecemos pelo apoio da Administração Municipal e da Secretaria Municipal de Educação que não medem esforços para apoiar os programas e projetos desenvolvidos pela Escola Educarte, a nossa gratidão,” pontuou a diretora.