UBS Ernestina recebe certificado “Selo Ouro UBS Amiga Dos Idosos” e anúncio de contemplação para reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde
Nesta segunda-feira, dia 25/09, A UBS de Ernestina recebeu na Casa da Ospa, em Porto Alegre, o Selo Ouro de UBS Amiga do Idoso.
O Selo é uma certificação do Programa Rede Bem Cuidar (RBC) sobre ações realizadas com idosos de seus municípios.
As Unidades de Saúde que receberam o selo ouro atingiram índices elevados na promoção e cuidado com o idoso. Dos 497 municípios que o RS possui, apenas 165 municípios foram contemplados com o certificado, sendo 18 municípios destaque que receberam, em mãos do governador do estado, Eduardo Leite, o Certificado Selo Ouro. E o município de Ernestina foi um dos 18.
A Secretária Municipal de Saúde de Ernestina, Sueli Penz, ressalta a importância de uma ação que olhe para a população idosa e pense formas de melhorar a qualidade de vida durante o envelhecimento.
A Coordenadora do Programa Rede Bem Cuidar, a fonoaudióloga Mayara Matos, destaca as ações do Rede Bem Cuidar para promover um envelhecimento com qualidade de vida.
Em três ciclos, entre 2022 e 2023, a RBC já certificou 323 unidades básicas. Atualmente, 165 possuem o selo Ouro, 110 o selo Prata e 48 o selo Bronze. Sendo a Unidade Básica de Saúde de Ernestina contempladas com os 3 certificados.
Eduardo Leite e a Secretaria da Saúde do Estado, Arita Bergmann, anunciaram que mais R$ 42,8 milhões serão destinados para algumas unidades para reforma e ampliação da rede de atenção básica do Rio Grande do Sul. O recurso provém do programa Avançar na Saúde e será destinado à ampliação de 141 unidades básicas de saúde (UBS) e à reforma de outras 47. No total, 161 municípios que integram a Rede Bem Cuidar RS (RBC) serão contemplados, e Ernestina está incluída dentre os municípios selecionados.