22 de setembro de 2022 as 10:07 / Geral

Desfile farroupilha marca 20 de setembro em Ernestina

Desfile Farroupilha celebra a pluralidade das etnias do povo gaúcho!

Após dois anos de ausência em razão da pandemia do coronavírus, o tradicional desfile farroupilha voltou a ser realizado em Ernestina, ocorreu na manhã da última terça-feira, 20 de setembro, na avenida Fernando Duderstadt até a Praça Municipal Norberto Otto Gayer. O desfile farroupilha marca os 187 anos da eclosão da Revolução Farroupilha, que ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, em 20 de setembro de 1835.

Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, o evento foi dividido em dois segmentos, as temáticas das etnias, foram apresentadas pelas escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, as tradições, com CTGs e quadro de laçadores, respectivamente. O palanque oficial foi formado pelo Prefeito Municipal Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, vice-prefeito Paulo Penz, vice-primeira-dama e secretária Municipal de Educação, Desporto, Cultura e Turismo Sueli Penz, presidenta da Câmara Municipal de Vereadores de Ernestina, Raquel Goedel, Rainha Thainá Grando Lago, 1° Princesa Karoline de Goes Voigt e a 2° Princesa Laura de Oliveira, e demais autoridades militares, civis, eclesiásticas e comunidade ernestinense, presentes na cerimônia de abertura do desfile farroupilha. Esse ano os homenageados dos Festejos Farroupilhas de Ernestina 2022, foram Vilson Aladi Goedel e família e Nelson Arno Goedel e família. No ato de abertura, foram entoados o Hino Rio-Grandense e o Nacional. A cavalo, o prefeito Renato Becker, trazendo a Bandeira do Município de Ernestina, apeou do cavalo e se dirigiu até o palanque oficial, onde na ocasião, declarou oficialmente aberto o desfile farroupilha de Ernestina 2022.

Em sua manifestação o prefeito Renato Becker, ressaltou que: “Esse é o primeiro desfile farroupilha pós-pandemia, estamos muito felizes em ver a avenida tomada novamente pela população ernestiense, que saiu de suas casas para prestigiar esse importante evento da nossa cultura gaúcha. O nosso agradecimento e gratidão as diretoras das escolas do município e do estado, que juntamente com os alunos, professores e funcionários realizaram um belíssimo desfile, bem como, os CTGs e os quadro de laçadores que através dos seus cavalarianos fizeram bonito na avenida, mantendo viva a chama do tradicionalismo e da nossa cultura gaúcha, pontuou o prefeito,”.

Na oportunidade, a secretária de Educação Suei Penz agradeceu a presença do grande público presente no desfile, bem como, fez um agradecimento especial para todos que se envolveram e contribuíram para que este desfile fosse um sucesso. Estou muito feliz, após 21 anos, o município de Ernestina, tem novamente a sua corte de soberanas, alias hoje foi um dia marcante, pois a nossa corte desfilou e se apresentou para comunidade ernestinense.

O tema das celebrações farroupilhas deste ano foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, demonstrando a influência de habitantes de outros povos do mundo, que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e criaram uma mescla de povos, consolidando uma cultura única. O desfile, trouxe as etnias indígena, afrodescendente, portuguesa, italiana e alemã que, de alguma maneira, contribuíram para a formação do gaúcho ao longo dos séculos.

Ao final, ocorreu o desfile tradicional dos cavalarianos. Contou com a presença de CTGs, quadro de laçadores e piquetes do município de Ernestina, antes, porém, houve a passagem da Chama Crioula, pelos homenageados dos festejos farroupilhas 2022, Vilson Aladi Goedel e família e Nelson Arno Goedel e família.
A Administração Municipal de Ernestina agradece ao exímio radialista da Rádio Planalto News, João Altair por ter sido o orador oficial do desfile farroupilha, pois apresentou o desfile com maestria, nosso muito obrigado.