02 de dezembro de 2022 as 09:10 / Geral

2° Encontro do projeto, Sacola dos Saberes: Sabores e Aromas de Ernestina

Na manhã da última terça-feira (29/11), aconteceu o 2° encontro do projeto, Sacola dos Saberes: Sabores e Aromas de Ernestina. A abertura do encontro contou com a presença do prefeito Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, secretária de Educação, Sueli Penz, da coordenadora do projeto, nutricionista Jane Bonamigo, do chefe do escritório da EMATER de Ernestina, engenheiro agrônomo, Alessandro Davesac, juntamente com os colegas Milton e Elaine Pereira.

O encontro teve a participação da comunidade ernestinense, além da presença dos alunos da EMEI Dr. Orlando Rojas, bem como dos idosos (Avós da Rede Bem Cuidar). O objetivo precípuo do encontro foi resgatar vínculos de amor e afeto entre avós e netos, através da primeira oficina de bolachas natalinas, em parceria com a EMATER- RS. A extensionistas da EMATER, Elaine Pereira, resgatou receitas e aromas que lembram a infância, através da culinária germânica e cultura regional.

As oficinas foram divididas em dois turnos, manhã para uma turma e tarde para outra, e foram integradas pela equipe multidisciplinar coordenada pela professora Suzana Hoffmann e a soberana Laura Sartori, com o apoio da secretária da Saúde e Educação Sueli Penz. O projeto é realizado pela secretaria da educação e saúde do Município de Ernestina, sob a coordenação da nutricionista Jane Bonamigo, que tem o apoio da secretária da saúde e educação, Sueli Penz.

O encontro teve a oficina de culinária de bolachas de Natal: elaboração e confecção de bolachas natalinas, contos e fábulas de natal é um espaço voltado para resgate de vínculos entre alunos/ avós com brincadeiras lúdicas que estimulam a criatividade a imaginação, troca de experiências, socialização e muita diversão. Lugar onde adultos e crianças se expressam livremente. Tudo para socialização e resgate dos antepassados e vivências nas trocas de sabores e aromas.

A Administração Municipal através desses programas e projetos mostram que realmente se preocupa no bem estar e prevenção da saúde dos ernestinenses.

Responsável do projeto e oficina: nutricionista, Jane Bonamigo.
Apoio: secretaria da saúde e educação e EMATER/ Ascar-RS.

Agradecemos também ao Museu Municipal Dona Ernestina, por emprestar os utensílios para ornamentação do espaço do evento.