31 de março de 2022 as 15:17 / Geral

Comunidade Ernestinense é convidada a enfeitar árvore de páscoa

A Prefeitura de Ernestina, através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, convida a comunidade ernestinense para ajudar a embelezar a cidade. Para entrar no clima na última terça-feira (29/03), a Coordenadora do Cras, Mônica Aguirre, e funcionárias, juntamente com a primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, enfeitaram a primeira árvore (Osterbaum), em frente da empresa de Nei Koche, na avenida Fernando Duderstadt. Você já ouviu falar em Osterbaum ou Árvore de Páscoa? A Osterbaum trata-se de uma tradição herdada dos imigrantes alemães, e que seus descendentes mantêm viva. A Osterbaum é um dos maiores símbolos da Páscoa para os alemães, juntamente com a tradição de se pintar ovos com tinturas naturais. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.
“Porque Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos”. Romanos 14.9

Montando sua Osterbaum

O processo é simples:
Semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.
Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças.
Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.
A Osterbaum também fica bonita com outros enfeites, como lacinhos de fita, flores, coelhos de pelúcia e outros animaizinhos.
Originalmente, se decorava apenas na Sexta-feira Santa, colocando em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.