10 de agosto de 2021 as 16:07 / Geral

Prefeitura de Ernestina inclui o morango no cardápio das escolas

A Secretaria da Educação inseriu neste ano, o morango como um alimento a ser ofertado às crianças da Rede Municipal de Ensino, durante as refeições feitas na escola. As merendeiras e professoras utilizam a fruta de diversas formas: in natura, em saladas e na preparação de doces e lanche nutritivo nas atividades lúdicas e pedagógicas no desenvolvimento de bons hábitos alimentares dos escolares do município de Ernestina. Através do concreto a alfabetização se torna mais fácil. Alunos do 2º ano grupo “A” revisaram a família silábica do “M”. Com as frutas da Agricultura Familiar e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como por exemplo, o morango e mamão.Também são adquiridos alimentos provindos da Agricultura Familiar, através da chamada pública/PNAE e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), incentivando produtores locais na oferta de alimentos frescos, orgânicos e saudáveis. Entre os produtos estão às bolachas caseiras, geléias, queijos, pães, bolos, macarrão, mandioca, ovos, verduras e legumes. “Buscamos oferecer alimentos variados, para que a alimentação escolar seja saudável, equilibrada e especialmente saborosa, contendo todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças do nosso município”, evidencia a nutricionista, Jane Maria de Almeida Bonamigo. A escola tem o papel de fornecer a refeição baseada nas recomendações nutricionais de cada criança conforme a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009 e resolução nº 26, de 17 de junho de 2013 que regulamenta o PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar). O PNAE tem como objetivo contribuir para o crescimento, desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis durante a permanência na escola.