02 de julho de 2020 as 20:25 / Administração

Ernestina volta à bandeira vermelha e engrossa medidas de combate ao coronavírus

A comissão de enfrentamento da pandemia reuniu-se com o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico), na manhã de terça-feira, dia 30 de junho, para debater as medidas que serão adotadas em Ernestina com a volta da região à bandeira vermelha do Governo do Estado, em alerta máximo na pandemia do coronavírus.

As novas ações de controle e prevenção foram debatidas pela Administração Municipal, Secretaria da Saúde e Assistência Social e Defesa Civil de Ernestina, nomeadamente o prefeito Nico; o secretário da pasta, Leonel Borba, a coordenadora da UBS, enfermeira Letícia Piccinini Micheletto, o médico Dr. Guilhermo Krijanovski; e o coordenador da Defesa Civil, Gelson Paulo Nickhorn, e visam reduzir o aumento de casos de coronavírus em Ernestina e conscientizar a população sobre a importância da adoção de medidas preventivas.

Somente nos últimos três dias – de terça-feira, dia 30 de junho, a quinta-feira, 02 de julho –, foram confirmados três novos casos de pessoas contaminadas com Covid-19 em Ernestina, ligando o sinal de alerta para que a população volte a seguir as medidas de combate ao coronavírus repassadas pelos órgãos de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As ações que voltam a ser adotadas com a vigência da bandeira vermelha consistem no reforço das campanhas de incentivo ao uso de máscara toda vez que a pessoa sair de casa, no distanciamento controlado; na proibição de aglomerações; no fluxo de pessoas no comércio, que precisa seguir o protocolo, com atendimento a um cliente por vez, priorizando entregas a domicílio; e nos serviços comerciais prestados à população que, sempre que possível, devem ser por agendamento. Será reforçada, também, a fiscalização in loco em estabelecimentos como indústrias e comércios, com o apoio dos órgãos policiais de Ernestina, para garantir que as medidas de proteção a funcionários e clientes estejam sendo adotadas.