20 de fevereiro de 2020 as 10:44 / Geral

Saúde de Ernestina inicia preparação para atendimentos em casos suspeitos de coronavírus

Até hoje, quinta-feira (20), o Brasil não registrou nenhum caso confirmado de coronavírus. Mas isso não reduz o alerta mundial em relação a epidemia desse vírus que já vitimou mais de 2 mil pessoas, grande parte na China. Mesmo sem casos confirmados no Brasil, a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Ernestina deu início à preparação para um eventual atendimento a casos suspeitos de coronavírus na Unidade Básica de Saúde.

Uma equipe formada pelo secretário da pasta, Leonel Borba, e pelos profissionais da Saúde Lucas Henrique Rosso, Guillermo krijanovsky e Joice da Costa, participou de uma formação com orientações preparatórias a elaboração de um plano municipal de contingência do coronavírus. O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira (13), na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo.

A partir do plano de contingência apresentado pela Secretaria Estadual da Saúde, a Secretaria de Ernestina está elaborando um plano próprio de contingência, prevendo desde o treinamento da equipe quanto aos procedimentos e atendimentos a algum possível caso até os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que devem ser utilizados nos procedimentos específicos em relação a essa epidemia.

O objetivo, agora, é a conclusão do plano municipal. “Com as orientações que recebemos 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), estamos dando início a elaboração do plano de contingência do nosso município. A partir dele, a equipe da Saúde participará de um treinamento para conhecer todos os procedimentos necessários. Se surgir algum eventual caso suspeito, estaremos preparados”, afirma o secretário Leonel Borba.