19 de fevereiro de 2020 as 12:17 / Administração, Agricultura e Meio Ambiente

Ernestina decreta Situação de Emergência devido à estiagem

A falta de chuvas regulares segue atingindo o interior gaúcho. Isso levou o município de Ernestina a decretar Situação de Emergência na manhã desta terça-feira (18). O decreto 012/2020, assinado pelo prefeito ernestinense, Odir João Boehm, é amparado em dados preocupantes em relação os danos causados pela estiagem principalmente no interior do município.

Desde o dia 07 de setembro Ernestina não recebe chuvas regulares que costumam ser típicas do período. Conforme dados apresentados pela chefe do Escritório Municipal da Emater, nos meses de novembro e dezembro de 2019 choveu menos de 30% do esperado para o período, o que comprometeu a produção de grãos. Segundo o relatório, foram registradas perdas de 55% no milho grão e silagem, aproximadamente 50% na soja e redução de 20% na produção leiteira, além de perdas significativas na cultura das pastagens.

Considerada a principal atividade econômica do município, a agricultura é a principal ou até a única atividade produtiva de muitas famílias de pequenos produtores no interior. E os danos na produção causados pela estiagem comprometem a vida das pessoas no campo. “A falta de chuva tem prejudicado muito a nossa comunidade. Nossa equipe de trabalho tem feito o possível para auxiliar as famílias, mas infelizmente os recursos são limitados. O decreto de Situação de Emergência, que já foi acionado por outros vai permitir que o município tenha acesso a medidas e auxílios para tentar minimizar os danos causados às famílias”, explica o prefeito Boehm, ao acrescentar que, até o mês de janeiro, “outros 74 municípios gaúchos já decretaram Situação de Emergência devido a seca. Isso é muito preocupante e os governos estadual e federal precisam agir rápido para ajudar os municípios. Estamos mobilizados para tentar reduzir os danos, obrigado a equipe de trabalho, o decreto foi necessário diante do grave quadro causado pela seca”.