Iniciativa estudantil alerta comunidade sobre abandono de cães
Um projeto tem sido aliado no ensino da importância da responsabilidade para o exercício da cidadania. A iniciativa é desenvolvida pelos estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Educarte, de Ernestina, e visa sensibilizar a comunidade ernestinense a respeito da responsabilidade na adoção diante do constante abandono de cães no município.
Orientados pela professora Luciane Cherini, os estudantes criaram o projeto “Cães e Coca”, iniciativa oriunda da inquietação coletiva durante a explanação das propostas políticas numa eleição de presidente de turma no início do ano letivo, evidenciando a necessidade de ações que contribuam com a consciência coletiva a respeito dos danos do abandono – aos humanos e aos animais abandonados.
Unidos contra o abandono
Após o estudo de dados e referenciais teóricos sobre o tema, o grupo partiu para a prática. Todas as atividades foram realizadas com o apoio da direção do educandário, respaldo necessário para que os estudantes tivessem segurança ao propor e executar as intervenções. No fim de setembro, a médica veterinária Sabrina Benetti Muhl explanou a professores, estudantes e colaboradores da escola sobre causas e consequência dos abandonos, as vantagens de adotar um cão de rua, e a necessidade da criação de políticas públicas que combatam o abandono.
Além do senso de responsabilidade, empatia e compaixão também estiveram em pauta. Os estudantes distribuíram flaconetes de ração a todos os presentes, para que carreguem na mochila e, caso avistem um cão em situação de rua, possam alimentá-lo. Nas embalagens, a frase “A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter… quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem”, de autoria atribuída a Arthur Schopenhauer, reiterou que a responsabilidade parte de um gesto de humanidade e cidadania.
A ação já desencadeou outras forças que somam esforços à iniciativa. Estudantes do 9º ano da Escola ofereceram apoio para a próxima etapa do projeto, que prevê a criação de comedouros em pontos estratégicos e a compra de ração para a manutenção destes espaços, contribuindo, também, para que os cães de rua não espalhem lixo à procura de alimentos.
A iniciativa envolve diretamente os estudantes do 5º ano Amanda, Aminadabe, Emanuelly, Erica, Fernanda, Gabriel, Giulia, Guilherme, Julia, Kauâ, Larissa, Luana, Roberta, Tiago e Volmir, que manifestam agradecimento aos envolvidos e apoiadores. Orientadora do grupo, a professora Luciane acredita que “devemos somar forças para uma transformação da visão e do entendimento por parte dos alunos de seu pertencimento a esta mesma espécie animal, que sente, sofre e tem necessidades, abrindo caminho para o exercício da ética, alteridade, empatia e afetividade, seja para animais não humanos e ou, consequentemente, animais humanos”.