29 de outubro de 2019 as 12:10 / Geral

Mateada do Outubro Rosa sensibiliza mulheres em Ernestina

Uma tarde com atividades de sensibilização – com acesso a informações sobre prevenção e tratamento em saúde – aliadas a momentos de lazer e confraternização. O último sábado (26) proporcionou às mulheres ernestinenses oportunidades para novos conhecimentos sobre saúde da mulher, em especial a respeito do câncer de mama e do câncer de colo de útero no município.

Evento promovido pela Secretaria da Saúde e Assistência Social, com o apoio de lideranças e entidades de Ernestina e região, a 1ª Mateada do Outubro Rosa mobilizou a comunidade ernestinense na Praça Municipal. A programação contou com um diálogo com o Dr. Guillermo Krijanovski com ênfase na prevenção do câncer de mama, mamografia e a importância do autoexame das mamas. Outra profissional presente, a fisioterapeuta Eliane Sartoreto abordou a relevância da alimentação saudável e do hábito de exercícios físicos para a manutenção de uma vida mais saudável.

Além de informação, as ernestinenses tiveram acesso a diversos momentos de lazer, confraternização e entretenimento. Parceiras do ramo da estética, representantes da Mary Kay e da Avon maquiaram as mulheres. A JF Cursos Profissionalizantes e Idiomas oportunizou serviços de manicure a seis participantes. A comunidade pode conferir a exposição de produtos desenvolvidos pela Agricultura Familiar, pela Casa do Artesão e pela Loja Vida Saudável.

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) ofertou aferição da pressão arterial e glicemia capilar, além da atualização da carteira de vacinação. As participantes participaram, ainda, do sorteio de diversos brindes e houve distribuição de bolas para as crianças, que confraternizaram nos brinquedos disponíveis.

Tendo em mãos cuia, bomba e térmica com água quente, o público pode usar a erva-mate fornecida gratuitamente pela Ervateira Pancotte. Foram distribuídos gratuitamente, ainda, cachorro-quente e suco. O público presente recebeu, também, mimos confeccionados pela equipe da UBS.

A atividade foi acompanhada pela primeira-dama de Ernestina, Malgari Boehm; o secretário de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba; a secretária de Administração, Mara Rubia dos Santos; a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Ingrid Worst; entre outras lideranças, como o grupo promotor do evento.

Primeira mobilização realizada com esse formato no município, a atividade foi bem avaliada pelos profissionais organizadores. Conforme o secretário Borba, “o evento parte de um dos projetos de aproximação da sociedade, sendo efetivo ao levar nossas ações ao público-alvo, que no caso do Outubro Rosa são as mulheres. Em tom de gratidão, quero agradecer a comunidade pela grande presença e também à equipe de profissionais que se dedicou em promover um evento com tamanho sucesso como foi essa primeira Mateada. O evento teve boa aceitação pelo público e percebemos que conseguimos atingir o público ao qual essa atividade era voltada”.

Entidades parceiras

O evento foi organizado pela equipe multiprofissional e por mulheres líderes da comunidade, com o apoio da Emater, JF Cursos Profissionalizantes e Idiomas, Farmácias São João, Farmácia Associada (de Ernestina), Loja Vida Saudável, Avon, Mary Kay e Ervateira Pancotte.