02 de junho de 2023 as 10:16 / Geral

Conselho Municipal de Cultura e Turismo realiza visita técnica em Casca

A Prefeitura de Ernestina, por meio do Conselho Municipal de Cultura e Turismo – COMTURC, promoveu na última quinta-feira (31/5), uma visita técnica pelo turismo histórico, cultural, natural e colonial de Casca. Também foi realizado uma visita técnica pela Rota Turística – Vila Histórica Evangelista, localizada no Distrito de Evangelista. O prefeito Renato Becker, juntamente com a primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, Rainha Thainá Grando Lago, 1° Princesa Karoline Voigt e 2° Princesa Laura Sartori, acompanharam a comitiva ernestinense nessa importante e oportuna visita técnica.

Na oportunidade, o grupo ernestinense foram recepcionados pela Prefeita em Exercício de Casca, Lurdes Benvegnu Foppa, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Rudinei Souza, secretário de Administração e Fazenda, Marco Antônio Damian e do chefe de Gabinete, Amadeo Oliveira. A comitiva de Ernestina, contou com a participação do diretor de Cultura e Turismo de Ernestina, professor e historiador, Alexandre Aguirre, integrantes do Conselho Municipal de Cultura e Turismo, empreendedores do trade turístico de Ernestina, que tiveram a oportunidade de conhecer e, sobretudo trocar conhecimentos e experiências de um turismo sob um olhar regional, tendo por premissa principal a geração de emprego e renda.

Durante a visita os ernestinense ficaram a par da história, formação, infraestrutura, gastronomia, vinícolas, entre outras iniciativas que fomentam o turismo rural daquele município. O objetivo precípuo da visita técnica ao município de Casca, teve como objetivo incentivar os empreendedores do município no fomento do turismo rural, histórico, aquático, natural e gastronômico em Ernestina. Integram o roteiro de atrativos turísticos: museus, vinícolas, restaurantes, pesque-pague, pousadas rurais, igreja de arquitetura neoclássica, comerciantes de produtos coloniais, passeio com o Beppi, pela história e cultura da Vila Evangelista, entre outros.

Na oportunidade, o prefeito Renato Becker, ressaltou que: “Quero de forma carinhosa, agradecer a Prefeita em Exercício, Lurdes Benvegnu Foppa, bem como do secretário de Turismo, Rudinei Souza e demais secretários, pela acolhida e receptividade durante a nossa visita técnica em Casca. Também quero deixar um convite especial para que o município de Casca, também realize uma visita técnica pela Rota Turística História e Sabores de Ernestina, e venham também conhecer um pouco da nossa cultura, história, gastronomia alemã, natureza, jardins, flores, produtos artesanais e colônias, além de um passeio de barco pelo alagado do Rio Jacuí. Enfim, foi um dia de muita troca de informações, ideias, projetos para serem trabalhados em parcerias por ambos os municípios, mas sempre tendo o turismo como um instrumento para geração de trabalho e renda”, destacou o prefeito Renato Becker.

Para o diretor de Cultura e Turismo, professor e historiador, Alexandre Aguirre, lembra que os municípios de Ernestina e Casca, são os dois municípios que fazem parte da AMPLA, que estão mais avançados com a sua política de turismo, graças a um trabalho sério que vem sendo desenvolvido de longa data pelos integrantes dos Conselhos Municipais de Turismo de ambos os municípios. Hoje, Ernestina e Casca, fazem parte do Mapa Brasileiro do Turismo, por isso, a importância desta visita técnica, para alinhavar alguns projetos e ideias em conjunto, mas sempre trabalhando o turismo de forma regional, tendo o turismo como um aliado para alavancar o desenvolvimento econômico e social”, pontuou o professor Alexandre Aguirre.