15 de dezembro de 2022 as 23:04 / Geral

Prefeito Renato Becker assina convênio com o Estado para construção de Pórtico

Convênio da Consulta Popular 2021 permite repasse estadual para construção de pórtico no trevo de acesso à cidade pela ERS-153

Na tarde desta quinta-feira (15), o prefeito Renato Becker, acompanhado do diretor de Cultura e Turismo de Ernestina, professor e historiador Alexandre Aguirre, estiveram em Porto Alegre, participando do ato de assinatura do convênio da Consulta Popular 2021, que ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Secretaria de Turismo do Estado do RS. O ato de assinatura contou com a presença do secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub, juntamente com o diretor de Desenvolvimento e Qualificação do Estado, João Bertoldi. Cabe ressaltar, que esse recurso é oriundo da Consulta Popular do ano passado, onde a demanda do turismo recebeu o maior número de votos da população ernestinense, onde a população escolheu investir o recurso na construção do Pórtico no trevo de acesso ao município, aliás um sonho de muitos anos da população de Ernestina, que agora através da participação na Consulta Popular, garantiu o recurso para dar início a construção do pórtico, ou seja, uma grande conquista da população ernestinense. A construção do pórtico terá investimento oriundo de recurso da Consulta Popular de 2021, com a contrapartida do município de Ernestina.

Na oportunidade, o prefeito Renato Becker, destacou que: “Estou muito feliz por mais essa conquista, pois essa obra era um desejo antigo da população. A construção do pórtico sempre foi muito aguardada por todos nós. Não se trata de uma simples obra, é uma forma de identificar o nosso município para as pessoas que passam pela região ou que chegam para visitar a nossa cidade”, explicou.

Na ocasião, o diretor de Cultura e Turismo, professor e historiador Alexandre Aguirre, ressaltou que: “Estou extremamente feliz, pois quem acompanhou toda a nossa luta para garantir esse recurso, sabe o quanto lutamos para que a demanda escolhida pela maioria da população ernestinense fosse respeitada e, por conseguinte, o recurso da Consulta Popular 2021, fosse destinada para construção do pórtico de acesso ao município, ou seja, uma conquista histórica. Como bem lembrou o poeta e músico Raul Seixas, “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Além de identificar e embelezar o acesso à cidade, o pórtico vai reforçar o sentimento de pertencimento e, sobretudo o fortalecimento da nossa identidade enquanto cidadãos e cidadã ernestiense,” frisou.

O departamento de Projetos e Planejamento da Prefeitura de Ernestina foi a responsável pela criação do projeto do pórtico, sob responsabilidade das engenheiras civis Mariana Kanoff Vargas e Michele Goedel.