13 de outubro de 2022 as 10:01 / Geral

Ernestina participou de missão técnica Turismo em Movimento

O evento contou com a apresentação e aplicação do Mapa de Comportamento do Turista do Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (10/10), o município de Ernestina, através do Conselho Municipal de Cultura e Turismo esteve no Sesc em Passo Fundo, participando da Missão Técnica “Turismo em Movimento”, promovida pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS), em parceria com as Regiões Turísticas – Cultura e Tradição e Rota das Araucárias.

O município foi representado pelo diretor de Cultura e Turismo, professor e historiador Alexandre Aguirre, juntamente com os empreendedores ligados ao turismo, além dos membros do Conselho Municipal de Cultura e Turismo: Delci Gnich, Evani Lamm, Toni Duderstadt e Luiz Hamilton Benevenuto. O evento proporcionou a aproximação da relação entre municípios e regiões turísticas com a Setur, para planejamento entre regiões e articulações entre os setores público e privado. Na ocasião, os municípios puderam compartilhar e realizar a divulgação de eventos e potencialidades turísticas dos seus respectivos municípios. A programação contou com apresentação e aplicação do mapa do comportamento dos turistas de cada região, revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Sul, projetos e investimentos da Consulta Popular, linha de crédito para empreendimentos turísticos, entre outros.

Durante o encontro o Diretor de Desenvolvimento e Qualificação da Secretaria de Turismo do RS, João Carlos Bertoldi divulgou que o único município da região Norte do estado, que irá receber recurso do turismo, através da Consulta Popular 2021, é o município de Ernestina, onde no próximo dia 30 de novembro de 2022, já estará depositado na conta da Prefeitura Municipal de Ernestina, o recurso da demanda escolhida pela população ernestiensne, no caso de Ernestina, o Turismo foi a demanda que ficou com a primeira colocação, além do município também ter ficado no primeiro lugar entre os 21 municípios que fazem parte do Corede Produção.

Entre as apresentações, o Sebrae ministrou uma dinâmica que caracterizou os tipos de turistas mais presentes nas duas regiões, os resultados alimentarão o banco de dados da Setur para a atualização do Plano Estadual de Turismo, em que serão traçadas metas e políticas públicas de infraestrutura, promoção e capacitação do setor.