27 de abril de 2020 as 21:44 / Educação

Aulas são retomadas com atividades não presenciais

A suspensão das aulas presenciais não é sinônimo de férias. Em Ernestina, diante da necessidade do isolamento social durante a pandemia do coronavírus, a Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo adotou uma proposta de ensino não presencial aos 382 estudantes que integram a rede municipal de ensino, do berçário ao 9º ano. O objetivo é minimizar os prejuízos no aprendizado das crianças enquanto não é possível retornar às salas de aula.

As aulas não presenciais foram adotadas neste mês de abril e devem vigorar por tempo indeterminado respeitando as recomendações das autoridades em Saúde para evitar uma maior proliferação do coronavírus. Toda segunda-feira, as escolas Dr. Orlando Rojas, Educarte, Osvaldo Cruz e João Alfredo Sachser abrem para distribuição, aos familiares ou responsáveis, de atividades que devem ser realizadas em casa pelas crianças. Essas atividades precisam ser entregues na próxima semana já desenvolvidas, quando novos exercícios são retirados.

Cada escola tem publicado, no perfil no Facebook, os horários para a retirada das atividades. É através delas que os professores podem atestar a frequência dos estudantes e avaliar os resultados da aprendizagem, adequando a dinâmica, as ferramentas e a abordagem.

A secretária da pasta, Ingrid Worst, explica que esta foi a melhor alternativa encontrada para reduzir os prejuízos causados pela suspensão das aulas presenciais quanto ao aprendizado das crianças num período cognitivo tão importante. “É momento de ficarmos em casa e respeitarmos as orientações das autoridades em Saúde. E as atividades à distância, feitas de casa, foram a melhor alternativa que encontramos. Pedimos aos familiares que apoiem as crianças e acompanhem a realização das atividades. É fundamental que as crianças estejam focadas e realizem tudo com muita dedicação”, destaca Ingrid.