Palestra marca programação do Novembro Azul
O Novembro Azul é um movimento mundial que visa chamar a atenção para a saúde dos homens. Com ações voltadas principalmente a prevenção do câncer de próstata, o mês concentra atividades para sensibilizar e levar informações relacionadas a doenças que atingem o público masculino.
Em Ernestina, a principal atividade ocorreu na noite de terça-feira, dia 26, no Salão da Comunidade Evangélica. A comunidade ernestinense acompanhou uma palestra com o Dr. Nicolas Lazaretti sobre “Saúde do Homem”. Após, houve sorteio e distribuição de brindes entre os presentes.
Foi efetuada, também, a coleta em 85 homens com mais de 50 anos de idade para exame PSA. Os resultados serão avaliados pela equipe médica da Unidade Básica de Saúde (UBS) e os pacientes cujas amostras revelem resultados alterados serão contatados pela equipe. Aos demais, os resultados estarão disponíveis na UBS em até duas semanas.
Acompanharam o evento, também, o vice-prefeito de Ernestina, Arno da Silva, o secretário de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba, o secretário da Fazenda, Vanderlei Baumgratz, o vereador Arnildo Lenz e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo Baumgratz.
O secretário Borba enfatiza a importância da atividade na saúde preventiva. “Investir em prevenção também é investir na qualidade de vida da população. Essa atividade foi pensada com o intuito de orientar, relembrar e também conscientizar os homens a importância da prevenção, dos exames de PSA. O doutor Nicolas é especialista nesta área e sua explanação foi muito esclarecedora. Ficamos satisfeitos com o resultado da ação, o que nos motiva a seguirmos trabalhando arduamente”, comenta Borba.
O público também foi acolhido com um lanche de confraternização. O evento foi promovido pela equipe da Secretaria da Saúde e Assistência Social, que agradece o apoio das empresas parceiras, Farmácia São João, Posto do Luizinho e Sicredi.