Homologação do Decreto de Situação de Emergência de Ernestina é confirmada pelo Governo do Estado
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul homologou oficialmente, na quarta-feira (14/05), a Situação de Emergência de Ernestina, reconhecendo os graves impactos da estiagem que atinge o município. A medida foi publicada por meio do Decreto Estadual nº 58.165/2025, garantindo que a declaração feita pela Prefeitura Municipal produza efeitos legais no âmbito estadual, permitindo o acesso a políticas públicas, recursos e ações emergenciais.
A homologação do decreto possibilita que o município e os agricultores possam acessar apoio e assistência diante das perdas registradas. A decisão ocorre após uma intensa articulação da administração municipal, como a agenda do vice-prefeito Leonir Vargas na última semana em Porto Alegre, onde esteve dialogando em busca da homologação. “Essa foi uma conquista muito importante para Ernestina. A nossa articulação contribuiu para que o processo fosse revisado e concluído com celeridade, garantindo que os agricultores possam acessar os auxílios necessários para enfrentar este momento tão difícil”, disse Leonir.
O decreto de emergência foi assinado pelo prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico), no mês de fevereiro, após a confirmação de perdas: naquele momento, Ernestina já registrava 100% da produção de milho safrinha, 60% da soja e sérios prejuízos na bovinocultura de leite e corte, números que aumentaram desde então. Além disso, os níveis dos reservatórios de água para consumo humano se tornaram alarmantes, afetando diretamente a qualidade de vida da população.
Com a homologação, Ernestina segue articulando junto aos governos estadual e federal para viabilizar medidas de socorro, como crédito emergencial, distribuição de água e apoio técnico. “Estamos trabalhando para que a nossa população e nossos produtores tenham o suporte necessário neste momento de crise, inclusive com a abertura de novos açudes. Seguimos atentos e ouvindo os agricultores e as instituições ligadas ao agronegócio, trabalhando para minimizar os impactos da estiagem e garantir dignidade às nossas famílias agricultoras”, afirmou o prefeito Nico.