Museu Dona Ernestina celebra 25 anos com evento especial e lançamento de nova exposição
A segunda-feira, dia 07 de abril, foi marcada por uma celebração especial em Ernestina: o aniversário de 25 anos do Museu Municipal Dona Ernestina. A comemoração da Bodas de Prata da instituição ocorreu na segunda-feira (07/04) com a presença de autoridades, lideranças e convidados, que prestigiaram o lançamento da Exposição “Ernestina nas Lentes do Tempo”.
A cerimônia foi conduzida pelo historiador do museu, professor Alexandre Aguirre, e foi acompanhada pelo prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico); o vice-prefeito Leonir Vargas; a secretária de Educação, Marlei Petry; a secretária de Saúde, Raquel Altmann; o secretário de Assistência Social, Otávio José Klein; e pelos ex-prefeitos Jaime Gonçalves da Silva e Renato Becker.
O evento contou com a presença de lideranças comunitárias, como a ex-vereadora Teresinha Nair Roehrig, que foi a autora da proposta de criação do Museu, e da ex-vereadora Odete Pozzan, além da pastora Margarete Cristina Witte, representantes da Câmara de Vereadores, do comércio local, da Acipae, do Conselho Municipal de Turismo, da Corte de Soberanas e demais entidades municipais.
Durante os pronunciamentos, foi lembrada a contribuição de todos os prefeitos que passaram pela administração municipal, reconhecendo a importância de cada um no desenvolvimento de Ernestina.
O evento contou com visitação à nova exposição e confraternização. O prefeito Nico declarou que “todas as pessoas que fazem parte desta história merecem nosso reconhecimento” e enalteceu a atuação conjunta de prefeitos, vereadores, empresários, trabalhadores e da comunidade em geral, “são todas pessoas que contribuíram para construir a Ernestina que hoje é referência em qualidade de vida”.
Ao encerrar a cerimônia, o historiador Alexandre Aguirre enfatizou a importância do apoio institucional para a continuidade do trabalho de preservação da memória do município. “Quero, de forma muito especial, agradecer ao prefeito Odir Boehm por apoiar todas as iniciativas promovidas pelo museu, bem como por ser um aliado de primeira hora nos projetos e ações realizadas no que tange à preservação e conservação do nosso patrimônio histórico e cultural de Ernestina”, enalteceu o historiador da instituição.
“Ernestina nas Lentes do Tempo”
A exposição “Ernestina nas Lentes do Tempo” segue aberta para visitação até o dia 30 de abril e busca resgatar, por meio da fotografia, memórias que retratam diferentes períodos da história local. A mostra marca um novo capítulo na atuação do Museu, que ao longo de 25 anos vem cumprindo o papel de preservar o patrimônio histórico, cultural e a identidade do povo ernestinense.
Visitação: Até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada gratuita!
Mais informações pelo (54) 3192-0081 ou pelo Instagram @museuernestina.