Estiagem provoca perda de 30% na agricultura em Ernestina: prefeito Nico anuncia medidas imediatas
A falta de chuvas regulares já causa prejuízos aos agricultores de Ernestina. Segundo levantamento prévio realizado pela administração municipal, a seca já causou uma perda média de 30% na produção agrícola.
A preocupante situação levou o prefeito de Ernestina, Nico (PDT), a reunir-se com o vice-prefeito Leonir Vargas (PDT), secretários municipais, equipe da Secretaria Municipal da Agricultura, membros do Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento e representantes das demais entidades ligadas ao meio rural, para discutir os impactos da escassez de chuvas no município. O encontro ocorreu na segunda-feira (27/01), na Sala de Reuniões da Prefeitura.
Na avaliação do prefeito Nico, a estiagem prolongada exige medidas estratégicas e imediatas que possam ajudar a minimizar os prejuízos aos produtores. Ele propôs a divisão do município em três microrregiões, o que permitirá uma análise técnica detalhada das propriedades mais afetadas. Uma equipe composta por secretário municipal e corpo técnico da pasta, técnico agrícola, engenheiro agrônomo, veterinário e representantes da Emater/RS-Ascar farão visitas para avaliar a situação e orientar os agricultores.
Além disso, foram debatidas ações para fortalecer a agricultura ao longo do ano, como a aquisição de maquinários como ensiladeiras e caçambas hidráulicas para tratores. Também foi estabelecido que pequenos produtores rurais com até 16 hectares que não possuem maquinários receberão o apoio da Prefeitura com algumas horas de uso de máquinas sem custos, enquanto os demais seguirão as diretrizes do Decreto 03/2025, medida que já irá auxiliar os pequenos agricultores.
O trabalho coletivo é visto pelo prefeito Nico como um eficiente caminho para enfrentar os desafios da estiagem. “Ernestina é um município que tem na agricultura a força da sua economia. Nosso compromisso é oferecer suporte aos agricultores, garantindo que tenham condições de continuar suas atividades e minimizar os impactos da estiagem. Estamos montando uma força tarefa para ajudarmos os agricultores neste momento de grande preocupação”, anunciou o prefeito Nico.