26 de dezembro de 2023 as 08:29 / Geral

Prefeitura de Ernestina Inaugura Pórtico de Entrada e Pavimentação Asfáltica e Ciclovia da rua Elemar Eggers

Um momento histórico, pois eram duas obras esperadas há 34 anos pela comunidade, o que parecia apenas um sonho, agora tornou-se realidade!

A Prefeitura de Ernestina realizou, na tarde desta última sexta-feira, 22 de dezembro a entrega oficial do novo Pórtico de acesso ao município de Ernestina. Também foi entregue a Pavimentação Asfáltica e Ciclovia da rua Elemar Eggers, duas importantes obras aguardadas por muitos anos pela população ernestinense que agora tornou-se realidade. Está é uma obra sonhada pelos munícipes há muito tempo, visto que o Pórtico garante a cidade uma identidade e visibilidade. A entrega dessas duas obras foi fruto de dedicação constante, sendo proporcionada através de recursos oriundo da Consulta Popular 2021/2022, e a obra da Pavimentação asfáltica e ciclovia recursos próprios da Administração Municipal.

Fizeram-se presente na solenidade de inauguração das duas obras, o Prefeito Municipal de Ernestina Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, Vice-prefeito Paulo Penz, prefeito de Marau, Iura Kurtz, na ocasião representou a AMPLA, secretário de Gabinete do Governador, Mateus Wesp, na ocasião representando o Governador do Estado, Eduardo Leite, diretor de Cultura e Turismo de Ernestina, professor e historiador Alexandre Aguirre, secretário Municipal de Serviços Urbanos, Everton Goedel, representado o Poder Legislativo de Ernestina, vereador Leonir Vargas, deputada estadual Delegada Nadine, na ocasião representou o Presidente da Assembleia Legislativa Vilmar Zanchin, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Rudinei Souza, chefe de Gabinete do município de Casca, Amadeo Oliveira, Tenente Alex Strapasson, comandante dos Pelotões do Interior, Soldado Carlos Antônio Berischmeier, comandante do 6º GPM de Ernestina, Presidente da ACIPAE, Aníbal Dickel, secretária Municipal da Saúde, Sueli Penz, secretária Municipal da Assistência Social Mônica Aguirre, Presidente da Actur da Região Cultura e Tradição, João Guaresemim, Pároco da Igreja São José, padre Adalíbio Barth, ex-vereadora Teresinha Nair Roehrig e Odete Pozzan Schmitz, engenheiras civis Mariana Kanoff Vargas e Michele Goedel, diretoras da Rede Municipal de Ensino de Ernestina, professores, vereadores e comunidade ernestinense e da região

Na oportunidade, o prefeito Renato Becker, em sua manifestação destacou que: “Estou muito feliz por mais essas duas importantes obras que inauguramos nesta tarde, trata-se de duas obras que por muitos anos a comunidade aguardava pela realização, mas que hoje aqui entregamos a pavimentação asfáltica e ciclovia da rua Elemar Eggers, bem como, inauguramos o tão sonhado pórtico, que a partir de hoje tornará o mais novo cartão postal do nosso município. Pois essa obra era um desejo antigo da população. A construção do pórtico sempre foi muito aguardada por todos nós. Não se trata de duas simples obras, mas de dois lindos lugares que os cidadãos e cidadãs ernestinenses irão poder desfrutar com a sua família e amigos. Estamos muito felizes em poder entregar no final deste ano de 2023, melhorias para a nossa gente, isso nos motiva a seguir em frente, sempre buscando o melhor para o nosso povo”, frisou o Prefeito.

Na ocasião, o diretor de Cultura e Turismo, professor e historiador Alexandre Aguirre, ressaltou que: “Estou extremamente feliz, pois quem acompanhou toda a nossa luta para garantir esse recurso, sabe o quanto lutamos para que a demanda escolhida pela maioria da população ernestinense fosse respeitada e, por conseguinte, o recurso da Consulta Popular 2021/2022, fosse destinada para construção do pórtico de acesso ao município, ou seja, uma conquista histórica. Há um ano em dezembro de 2022, o prefeito Renato Becker me convidou para junto com ele irmos a Porto Alegre, na Secretária Estadual de Turismo assinar a liberação do recurso da Consulta Popular, à época o secretário era Raphael Ayub. Hoje, 22 de dezembro completando um ano, estamos aqui neste momento histórico, inaugurando essa importante obra do Pórtico de acesso a Ernestina. Um sonho esperado há 34 anos, que hoje torna-se realidade, valeu a dedicação e o esforço de todos, que contribuíram na mobilização da população que participou de forma efetiva e garantiu que a demanda do turismo ficasse em primeiro lugar. Como bem lembrou o poeta e músico Raul Seixas, “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Além de identificar e embelezar o acesso à cidade, o pórtico vai reforçar o sentimento de pertencimento e, sobretudo o fortalecimento da nossa identidade enquanto cidadãos e cidadãs ernestinense,” afirmou o Diretor.

Para o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Everton Goedel, ressaltou que: “A obra de pavimentação asfáltica e ciclovia da rua Elemar Eggers, era uma reivindicação antiga dos moradores, mas que agora a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está tornando realidade. Mais uma importante obra está sendo entregue para nossa comunidade ernestinense, pois isso vem contribuir na melhoria e na qualidade de vida dos moradores, bem como, valorizar os imóveis dos ernestinenses, além de proporcionar aos moradores, comodidade, melhor acessibilidade e segurança ao transitarem pela rua ou na ciclovia. A pavimentação asfáltica proporciona mais segurança aos motoristas, pedestres e ciclistas. Um agradecimento especial para todos os trabalhadores e funcionários que nãomediram esforços para que essa obra torna-se realidade, a nossa gratidão a todos,” pontuou o Secretário.