A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
05 de setembro de 2023 as 09:38 / Geral

Secretaria Municipal de Assistência Social promove palestra sobre combate à violência contra a mulher em alusão ao “Agosto Lilás”

A Prefeitura de Ernestina, por meio da Secretaria Munivipal de Assistência Social, promoveu na tarde da última terça-feira, dia 23, no Salão Evangélico, palestra sobre a violência contra a mulher ministrada pela soldada Laura Kruel, da Brigada Militar de Ernestina, delegada regional, Dra. Fabiane Bittencourt e a empresária e palestrante Fernanda Oliveira. A cerimônia de abertura do evento, contou com a presença do prefeito Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, secretária Municipal da Assistência Social, Mônica Aguirre, secretária Municipal de Saúde, Sueli Penz, gerente do Banco Banrisul, Ana Paula Martinelli, gerente da Agência do Cresol, Daiane Schnornberger, comandante da Brigada Militar de Ernestina, Sargento Sandra Turello, diretora da Escola Raimundo Corrêa, Diones Magarinos, diretor de Cultura e Turismo, professor e historiador Alexandre Aguirre, Presidente da ACIPAE, Aníbal Dickel, coordenadora Pedagógica da SMEDCT, Adrieli Gnich, coordenadora da Sala Multidisciplinar, Suzana Hoffmann, equipe técnica do Cras, funcionários e comunidade em geral.

O agosto lilás foi criado diante da necessidade de elaborar campanhas de conscientização e enfretamento ao abuso e a violência contra a mulher, é o mês que celebra a criação da lei Maria da Penha, essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

Em sua manifestação, o prefeito Renato Becker, destacou que: “Quero agradecer a secretária de Assistência Social, Mônica Aguirre, bem como, toda equipe técnica e funcionárias do CRAS, pela organização deste importante evento alusivo ao ‘Agosto Lilás’, que instiga e traz à tona um importante tema oportuno e de extrema relevância que deve estar na ordem do dia, nas ações de apoio da nossa Administração Municipal. É importante frisar, que durante todo o mês de agosto, a psicóloga do CRAS, Susana de Almeida, esteve em várias comunidades do interior do município, abordando temas pertinentes a campanha do ‘Agosto Lilás’, que encerrou nesta tarde com ótimas palestras com profissionais com vasto conhecimento na área. Parabéns à toda comunidade ernestinense pela participação, pois só com a participação de todos poderemos combater qualquer tipo de violência contra as mulheres”, pontuou o Prefeito.

Na oportunidade, a primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, lembrou que: “Quero parabenizar a secretária Mônica Aguirre e toda sua equipe do CRAS, por oportunizar um evento desta envergadura para o nosso município. É importante refletirmos sobre os avanços e dos desafios para combater a violência contra as mulheres. Por isso não deixem que aconteça a violência doméstica dentro suas casas, busquem sempre ajuda denunciem. Há tempos as mulheres não podiam nem falar, más hoje temos meios e ferramentas para o enfrentamento, nós não nascemos para viver sobre violência, e quanto gestão estamos aqui no mesmo propósito, para acolher e apoiar todas a mulheres que precisam de ajuda,” pontuou a Primeira-dama.

Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Mônica Aguirre, ressaltou que: “A iniciativa de promover esse importante evento, faz parte da programação alusiva à campanha ‘Agosto Lilás’, que desenvolvemos várias atividades durante o mês de agosto, onde hoje à tarde, fechamos com chave de ouro com esse grande evento que acontece aqui em Ernestina, com três belas palestras. Esse evento tem por objetivo alertar sobre a importância do fim da violência contra a mulher, além de informar e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento, bem como os mecanismos de denúncias existentes. Cabe salientar, que com uma linguagem fácil e simples, a Dra. Fabiane Bittencourt conseguiu transformar um assunto tão sério num bate-papo que chamou a atenção de todos para uma pauta tão urgente e importante. Quero de forma muito especial, agradecer de coração cada uma das palestrantes, a delegada regional Fabiane Bittencourt, soldada Laura Kruel e a empresária e palestrante Fernanda Oliveira, que aceitaram o convite de vir palestrar sobre um assunto latente e de extrema importância para nossa sociedade, o nosso agradecimento e nossa gratidão,” frisou a Secretária.

O evento teve início com a palestra da soldada e responsável pela Patrulha Maria da Penha, no município de Ernestina, Laura Kruel, que durante a sua explanação destacou o importante papel que a Brigada Militar tem juntamente com a comunidade de proteger, apoiar e orientar os casos de abuso e violência contra à mulher. A patrulha Maria da Penha está sempre à disposição em qualquer circunstância onde os direitos da mulheres encontrarem-se sob risco de violação.

Em sua palestra, a delegada regional de polícia, Delegada Fabiane Bittencourt, explanou que: “Nesse período, a sociedade chama atenção para essa problemática que ainda existe nos dias atuais. Infelizmente, muitas mulheres são vítimas de violência, algumas inclusive, em frente as suas famílias, local onde deveria ser de afeto. O combate à violência contra a mulher se dá todos os dias, todos os meses do ano e não somente no mês de agosto. Temos registros de ocorrências diárias, mas ao mesmo tempo, existe uma legislação protetiva muito importante contra esse tipo de violência, embora o certo seria não precisar uma tutela diferenciada com relação ao atendimento das mulheres vítimas de violência. Também quero agradecer ao Prefeito de Ernestina, Renato Becker, por proporcionar um evento de suma importância e oportuno, pois são pouquíssimos os municípios da nossa região que organizam eventos que orientam e previnem abuso e violência contra mulher, Ernestina está de parabéns, pela coragem de abordar um tema delicado, mas que temos que enfrentar e combater ,” afirmou a Delegada.

Para encerrar o evento alusivo ao ‘Agosto Lilás’, com chave de ouro e com um clima de muito alto astral que levantou o público presente, com a palestra da empresária e palestrante Fernanda de Oliveira, que abordou sobre o tema, o Empoderamento Feminino: proteção, autoconhecimento e zelo. Em sua fala, a empresária Fernanda de Oliveira, discorreu sobre o papel de protagonista que a mulher tem que exercer, em sua plenitude, sempre buscando e lutando pelos seus sonhos e, onde quer chegar, às vezes o caminho pode ser um pouco mais longo, às dificuldades maiores, mas não podermos desistir e de acreditar que podemos tornar sonhos em realidade.

Nunca podemos deixar de acreditar em nós mesmos, pois muitas vezes não teremos uma mão amiga e nem uma palavra de apoio, porém temos que erguer a cabeça e disser eu posso, eu consigo. Também, a empresária lembrou sobre sua difícil trajetória de vida, mas que com muita determinação, luta, fé, perseverança e, sabendo perdoar sempre, hoje tornou uma empresária e palestrante de sucesso, cuja força de vontade e, sobretudo a busca pelo conhecimento e qualificação foram determinantes para hoje poder bater no peito e disser bem alto: Eu venci, você também pôde.

Lembre-se: a violência contra a mulher precisa acabar e essa luta é de todos nós!
Denuncie! Disque 180 ou ligue para o CRAS 54- 3378-1044 / Brigada Militar 190


Notícias Semelhantes
Ernestina/RS
Rua Júlio dos Santos, 2021 - CEP: 99140-000
Telefone: (54) 3378-1105
E-mail: gabinete@pmernestina.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 11:30 e 13:30 às 17:30