05 de setembro de 2023 as 09:34 / Geral

Sala Multidisciplinar Saber Mais promove turismo inclusivo para as crianças, no Distrito de Evangelista / Casca

A Sala Multidisciplinar Saber Mais, através da Secretaria Municipal de Educação de Ernestina, promoveu para as crianças, familiares e equipe técnica da Sala Multidisciplinar Saber Mais, um passeio pelo turismo histórico, cultural e colonial no Distrito de Evangelista, interior do município de Casca. A secretária Municipal de Educação, Sueli Penz, juntamente com a Coordenadora da Sala Multidisciplinar Saber Mais, Suzana Hoffmann, acompanharam o grupo durante o passeio.

Na oportunidade, o grupo ernestinense foram recepcionados pela Prefeita em Exercício de Casca, Cláudia Kohlrausch, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Rudinei Souza, secretário de Administração e Fazenda, Marco Antônio Damian e do chefe de Gabinete, Amadeo Oliveira.

O passeio realizado ontem, quarta-feira (30/08), faz parte das atividades alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece nesse mês de agosto, pois representa mais um importante passo para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de promover a inclusão e também combater o preconceito e a discriminação.

As crianças adoraram o passeio, estava nítido no olhar de cada uma e de cada um. Na oportunidade foi visitado a Igreja Matriz de Casca, de arquitetura gótica, o Complexo Histórico Cultural Luigi Pinzeta, localizado na Linha 30, que nos remete à Itália. Também no local conta com uma Réplica da Casa do Imigrante, da primeira Igreja da comunidade, um cemitério totalmente revitalizado e um museu com grande acervo de itens que marca a colonização do município. Também o grupo realizou um passeio com o trenzinho do Bepi, pela Vila histórica de Evangelista.

Na ocasião, a secretária Municipal de Educação, Sueli Penz, agradeceu a Prefeita em exercício, Cláudia Kohlrausch, pela receptividade, bem como, todos os participantes do passeio, crianças, pais, familiares e equipe técnica da Sala Multidisciplinar Saber Mais. Um agradecimento especial a coordenadora da Sala Multidisciplinar, Suzana Hoffmann, pela organização desta importante atividade de inclusão, que propõem a participação democrática de todas as crianças nas atividades desenvolvidas, fazendo com que eles estejam presentes, tendo vez e voz, podemos proporcionar hoje, um dia inesquecível.
Podemos ver no rosto de cada criança a alegria durante a viagem e durante o passeio pelo Distrito de Evangelista, são momentos únicos, que ficarão marcados na vida de todos nós. Queremos cada dia mais fortalecer e ampliar ainda mais os atendimentos na Sala Multidisciplinar, sempre buscando oferecer o melhor para nossas crianças, através de muito amor, carinho e, sobretudo, respeitando sempre às diferenças, mas sempre com um olhar para inclusão e participação de todos, ressaltou a secretária Sueli Penz.

Na oportunidade, a coordenadora da Sala Multidisciplinar, Suzana Hoffmann, destacou que: “Quero agradecer ao secretário de Turismo e Inovação, Rudinei Souza, pela acolhida e por nos acompanhar durante o passeio pela parte da manhã. Também a todos os pais, familiares e equipe técnica que tornaram esse dia incrível juntamente com as crianças. O nosso agradecimento pelo apoio da Secretaria Municipal de Educação, que proporcionou esse dia de muita interação, conhecimento e alegria,” frisou a Coordenadora.