17 de agosto de 2023 as 15:59 / Geral

Museu Municipal Dona Ernestina recebe doação de TV do acervo do Dr. Juarez Dal Vesco

Na manhã do último sábado (12/08), foi realizado no Museu Municipal Dona Ernestina, o ato solene da entrega de uma Televisão Sony de 61 polegadas de projeção a cores de 1984, do acervo pessoal do médico passo-fundense, Dr. Juarez Dal Vesco. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Municipal Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, ex-prefeito Jaime Gonçalves da Silva, do professor, historiador e diretor do Museu, Alexandre Aguirre, Rainha do Município de Ernestina, Thainá Grando Lago, Presidente da ACIPAE, Aníbal Dickel, Secretária da ACIPAE, Gabriela Laís Gnich, Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Adrieli Gnich e comunidade em geral.

Na oportunidade, o prefeito Renato Becker, deu as boas-vindas ao Dr. Juarez Dal Vesco, ao município de Ernestina, bem como, ressaltou a grandeza da doação e o inestimável valor histórico e pessoal que foi doado ao museu, pois não trata-se de apenas um objeto, mas sim, um bem pessoal, que tem toda uma simbologia, uma história, um pertencimento e, sobretudo algo que representa muito para quem está doando. Muito obrigado, por esse gesto de grandeza e por valorizar o nosso Museu, que há mais de 23 anos têm a missão de salvaguardar à memória e à história do povo de Ernestina e região, declarou.

Na ocasião, o professor e historiador, Alexandre Aguirre, destacou que: “Hoje é um momento histórico para o nosso Museu, bem como, para a população de Ernestina, pois queremos agradecer de forma muito especial a presença do Dr. Juarez Dal Vesco, em nosso município, o que nos honra muito, bem como, por ter lembrado e, compartilhado um importante objeto de valor pessoal e histórico, que a partir de agora, ficará exposto juntamente com os demais objetos, em exposição permanente no Museu Dona Ernestina.

Estamos muito felizes em receber esse bem, pois trata-se de uma doação realizada pelo conceituadíssimo e exímio médico, de vasta bagagem intelectual, na área da cultura, da arte, da história e, sobretudo da área da medicina. Hoje, o Dr. Juarez Dal Vesco atua como Diretor Clínico no Hospital de Clínicas de Passo Fundo, também teve uma destacada e brilhante carreira como Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), por mais de 35 anos, sendo por diversas vezes, convidado pelos seus alunos à ser paraninfo das turmas de formandos, isso demostra o seu profissionalismo, reconhecimento, o seu comprometimento e a paixão pela saúde e pela docência. Atualmente, atua como Professor de Medicina na Faculdade Atitus de Passo Fundo. O nosso muitíssimo obrigado, pela doação e por valorizar a nossa cultura e a nossa história,” afirmou o Historiador.

Em sua manifestação, o Dr. Juarez Dal Vesco, ressaltou que: “Quero agradecer o carinho e o reconhecimento do município de Ernestina, em especial ao belíssimo trabalho do professor e historiador Alexandre Aguirre, pela sua dedicação, paixão e zelo com que salvaguarda a memória e a história de Ernestina e região. Hoje, estou muito feliz e, sobretudo, emocionado pela acolhida e a receptividade que tive em Ernestina. O município de Ernestina está de parabéns por ter um Museu que preserva e conserva a história do seu povo de Ernestina e região. Pois qualquer país do mundo desenvolvido tem um museu responsável por ser o guardião da memória e a história. Só se preserva o que se ama, e só se ama o que se conhece,” frisou o Dr. Juarez Dal Vesco.