18 de julho de 2023 as 10:28 / Geral

Prefeitura de Ernestina realiza cerimônia de entrega do Inventário Turístico

Na manhã da última sexta-feira (14), ocorreu no Camping Prainha de Ernestina, a cerimônia de entrega do Inventário Turístico aos membros do Conselho Municipal de Cultura e Turismo, bem como, aos empreendedores do trade turístico de Ernestina. Foi um momento histórico, pois o município após 35 anos, a partir de agora, contará com o seu Inventário Turístico, que irá auxiliar e balizar tanto as ações da Administração Municipal, bem como, dos empreendedores que fazem parte da Rota Turística História e Sabores, ou seja, com o inventário turístico em mãos é possível planejar melhor as políticas públicas do turismo em parceria com o setor privado do município.

O inventário turístico é fruto de uma parceria do município de Ernestina com a CIPLAM e foi realizado pela turismóloga Fabíola Colatto Rosso. O objetivo do Inventário Turístico foi promover a coleta, identificação e registro de atrativos, serviços e equipamentos turísticos do município, bem como toda a rede de infra-estrutura e apoio ao turismo na cidade. Com a inventariação turística facilitará o mapeamento e a identificação dos pontos turísticos com potencialidades ainda não reconhecidas, ao mesmo tempo que será o alicerce para o município pleitear recursos na área do turismo em nível federal e estadual, é uma conquista histórica para o município; cabe ressaltar, que o município também faz parte do Mapa Brasileiro do Turismo.

A cerimônia de entrega do Inventário Turístico contou com a presença das seguintes autoridades: prefeito Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, vice-prefeito Paulo Penz, secretária de Educação, Sueli Penz, secretária de Assistência Social Mônica Aguirre, Rainha Thainá Grando Lago, Princesa Sênio, Guisela Sheneider, gerente da Agência do Sicredi, Beatriz Pereira de Oliveira, gerente da Agência do Cresol, Daiane Schnornberger, gerente do Banco Banrisul, Ana Paula Martinelli, chefe do Escritório da EMATER de Ernestina, Eng. Agrônomo Alessandro Davesac, representando a ACIPAE, Beatriz Pereira de Oliveira, representando o ex-prefeito de Bento Gonçalves e atual deputado estadual, Guilherme Pasin, o assessor parlamentar Paulinho Jair Lacerda, diretor de Cultura e Turismo, professor e historiador Alexandre Aguirre. Queremos de forma especial agradecer o proprietário do Camping Prainha, empresário Antônio Duderstadt Graeff, por ter disponibilizado o seu emprendimento para esse importante evento.

Na oportunidade, o prefeito Renato Becker, destacou que: “O inventário Turístico é um passo importante para o desenvolvimento da área do Turismo no município, além de ser mais um benefício, adquirido graças à parceria que temos com a CIPLAM. Agora, poderemos ter uma noção real do que a cidade pode oferecer ao turista, bem como aquilo que precisaremos melhorar. Vamos aproveitar esta oportunidade para melhorar e profissionalizar, cada vez mais, o turismo de Ernestina, gerando renda e empregos para nossa gente”, pontuou o prefeito Renato Becker.

Para o diretor de Cultura e Turismo, professor e historiador Alexandre Aguirre, lembra que: “É mais uma importante conquista histórica para município de Ernestina, o ano passado foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, o Plano Municipal de Turismo, o município é um dos poucos da região que faz parte do Mapa Brasileiro do Turismo, criamos a Rota Turística História & Sabores, temos um Conselho Municipal de Cultura e Turismo atuante e participativo, que é um dos responsáveis juntamente com a Administração Municipal, dessas conquistas. Cabe destacar, que a política turística de Ernestina não é terceirizada e muito menos paga a terceiros, é realizada por todos os empreendedores, pelo conselho municipal de turismo e, sobretudo, apoiada pela Administração Municipal, ou seja por aqueles que conhecem e vivem a realidade do município no seu dia a dia, por isso que hoje tornamos referência, graças a dedicação e a união de todos”, afirmou o professor Alexandre Aguirre.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar do Turismo da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Guilherme Pasin, ressalta que: “O turismo não é egoísta, o turismo é solidário, se existe uma atividade econômica que ela necessita fazer torcer pelo seu vizinho, é o turismo. Se tem alguma atividade que o teu estabelecimento necessita torcer para o teu colega empreendedor e não o teu concorrente, é o turismo. O turista não vem para visitar uma única cidade e, sim toda uma região. Porque os municípios não tem porteira e, sim pórticos bonitos”.