18 de abril de 2023 as 15:12 / Geral

Prefeitura realiza cerimônia de entrega de certificados para os participantes do Projeto Museu Raiz

Na manhã da última segunda-feira (10/4), aconteceu nas dependências do Museu Municipal de Ernestina, a cerimônia de entrega de certificados aos participantes do Projeto Museu Raiz. A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença do Prefeito Municipal de Ernestina Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, representando a Câmara Municipal de Vereadores, Antônio Carlos Ferreira, secretária Municipal de Educação, Sueli Penz, secretária de Assistência Social, Mônica Aguirre, Presidente da ACIPAE, Bárbara Pereira Schmitz, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ernestina, Rosane Rieth, Gerente da Agência da Sicredi de Ernestina, Beatriz Pereira de Oliveira, Corte de Soberanas do Município, Rainha Thainá Grando Lago, Primeira Princesa Karoline Voigt e Segunda Princesa Laura Sartori, do primeiro Prefeito Municipal de Ernestina, dr. Jaime Gonçalves da Silva, da primeira mulher eleita Prefeita do Município, dra. Diná Lima da Silva, diretor do Museu Municipal, professor e historiador, Alexandre Aguirre, da Ex-vereadora Teresinha Nair Roehrig, funcionários da Administração Municipal, familiares dos participantes do projeto, convidados e comunidade em geral. Na oportunidade ocorreu a entrega dos certificados realizada pelas autoridades presentes na cerimônia, aos participantes do projeto Museu Raiz, os quais foram agraciados (as): Sra. Ana da Silva Born; Sra. Iracy Pereira da Silva; Sr. Olivan dos Santos; Sra. Cenita Frank Werner e Sra. Santa Edi Vargas. A Sra. Teresinha Marcondes, por motivo de força maior não pode estar presente, porém o seu certificado será entregue na sua residência. Além da entrega dos certificados, os participantes receberam uma muda de Erva Mate, pois durante o século 19, fora a principal atividade econômica no atual território de Ernestina, ou seja, o extrativismo ervateiro. Seus agentes eram caboclos e índios.

Na oportunidade, o professor e historiador Alexandre Aguirre, agradeceu a presença de todos na abertura da cerimônia, em especial aos participantes do projeto Museu Raiz, pela acolhida e pela receptividade em suas residências. Estive em vários cantos do nosso município de Ernestina e, pude constatar que em cada local, há uma história, uma memória de gente de ‘carne e osso’ que muitas vezes acabam ficando no esquecimento. Estou muito feliz pela grande aceitação e repercussão que o projeto alcançou, já estou pensando em uma nova edição para o próximo ano. Enfim, cada entrevista me proporcionou uma aprendizagem, tenho certeza, que no final deste projeto, saírem diferente, pois aprendi muito ensinamentos para vida, com cada um dos entrevistados (as), só tenho a agradecer por terem permitidos compartilhar tantas histórias de vidas e, sobretudo com pessoas que fazem parte da história do município de Ernestina. Quero agradecer a Administração Municipal que não mediu esforço para que o projeto acontecece, pois sozinho, ninguém faz nada, meu muito obrigado. “Um povo sem o conhecimento de sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes.” Marcus Garvey – Gratidão!!!

Na ocasião, o prefeito Renato Becker, agradeceu pela presença de todos na cerimônia de entrega dos certificados, bem como, o professor Alexandre Aguirre, pela iniciativa em realizar um projeto que valoriza os cidadãos e cidadãs ernestienses contemplando vários seguimentos de nossa sociedade e, sobretudo valorizando sempre o ser humano, pois isso, é uma premissa da nossa Administração Municipal, sempre ter o ser humano como protagonistas, pois são as pessoas, as famílias ernestinenses que ajudaram e enfrentaram várias dificuldades, mas que contribuíram para que o município chegasse até aqui, ou seja, completando no dia de amanhã, 35 anos da sua emancipação político-administrativa. Se hoje, o município de Ernestina está crescendo e se desenvolvendo cada dia mais, é porque sabemos de onde viemos e onde queremos chegar, mas para isso, é imprescindível conhecermos o nosso passado, para seguirmos em frente projetando o nosso futuro. Parabéns a todos os participante do projeto Museu Raiz, por compartilhar lindas história de luta, coragem, perseverança e, sobretudo amor por esta terra, chamada Ernestina, pontuou o prefeito Renato Becker.