18 de outubro de 2022 as 15:51 / Geral

Prefeitura presta homenagem aos professores pelo seu dia

Aos Mestres, com Carinho!
Dia do professor. A profissão mais importante e nobre de todas, pois simplesmente ensina todas as outras. Devemos ter o máximo respeito e admiração total por essa classe, felizmente, muito bem respeitada e valorizada pelo nosso município, pois Ernestina é um dos poucos município da região Norte, que cumpre a Lei Federal, que instituiu o Piso Nacional do Magistério, ou seja, o piso é pago em sua integralidade, pois acreditamos que um município, estado ou país, para se desenvolver passa pela valorização dos seus educadores. A premissa principal da nossa Administração é investir em primeiro lugar no ser humano, por isso, priorizamos pagar o Piso do Magistério em sua integralidade, ao invés, de priorizar obras de cimento e concreto, para a nossa Administração Municipal a principal obra são as pessoas.

O dever do professor é apresentar e sistematizar o conhecimento, informação, conteúdo sobre sua área e mostra-lo da melhor forma possível; ser educado com as pessoas, pesquisar sobre os assuntos ensinados e aprender a matéria são deveres do ALUNO, pena que muitos pais esquecem disto. Jamais podemos levantar o tom da voz para um professor, quando não concordamos com algo, pode-se buscar mostrar o ponto de vista através de argumentos com base em fatos, dados e/ou estatísticas. Não é mérito, é o mínimo. É um dever de cada indivíduo que dirige sua fala para alguém que está exercendo seu trabalho de forma digna.
São tantos os professores que passaram por nossas vidas, mas o mais importante que cada um deles, ‘plantou uma sementinha do saber’, que mais tarde germinará conhecimento que nos acompanhará ao longo de toda nossas vidas.

O educador Paulo Freire, lembrava que: “Quem ensina, aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender.” Um dos principais desafios dos educadores do século 21, é tornar os alunos seres pensantes e críticos, ou seja, aprender a pensar de forma crítica sobre o mundo e seu contexto aonde vivem. Precisamos e devemos transformar o professor em uma das pessoas mais importantes da nossa sociedade. Porque, no fim das contas, são eles que vão moldar nossa criatividade, nossa coesão social, que vão estabelecer os alicerces fundamentais para uma sociedade mais justa e de melhores oportunidades para todos.

Ninguém nasce professor e sim torna-se professor, seja por vocação ou por paixão pelo ensinar, seja pela referência dos seus ex-professores, que serviram de inspiração na hora da escolha de seguir o mesmo ofício, enfim, acima de tudo, é preciso ter amor nessa arte sublime do ensinar. Ser professor é exercer sua docência com autoridade, mas nunca, com autoritarismo, é exercer o seu ofício firme e com a razão, mas sem deixar o coração de lado. Muitas vezes as únicas referências para os alunos são os professores, muitos seguem os seus conselhos, exemplos e orientações, ou seja, o professor torna-se muitas vezes, o guia e a sua referência para toda vida.

Os guerreiros deste século 21, são os professores. E um dia registraremos, com imenso orgulho, que esta batalha foi ganha pelo lado de quem é luz, não escuridão. Enfim, nossos parabéns para você professor, professora! O lado que vocês estiverem, nós estaremos também. MAIOR PROFISSÃO DO MUNDO!

A Administração Municipal de Ernestina parabeniza os professores e professoras da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Ernestina, pela dedicação e comprometimento em oferecer um ensino de qualidade e de excelência para os nossos alunos ernestinenses. A nossa Gratidão a todos!

Prefeito Renato Becker
Vice-prefeito Paulo Penz