06 de setembro de 2022 as 14:31 / Geral

🇧🇷Município de Ernestina realizou abertura da Semana da Pátria nesta segunda-feira (05)

Na manhã desta última segunda-feira (05), ocorreu a abertura da Semana da Pátria no Município de Ernestina. No ato, foram hasteadas as bandeiras e cantado o Hino Nacional. A abertura da cerimônia contou com a presença do prefeito Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Helena Maria Goedel Becker, vice-prefeito Paulo Penz, secretaria de Educação Sueli Penz, da presidenta da Câmara Municipal de Vereadores de Ernestina, Raquel Goedel, comandante da Brigada Militar de Ernestina, Sgt. Sandra Turello Schuster, coordenadora do Cras, Mônica Aguirre, do professor e historiador, Alexandre Aguirre, da diretora da Escola Educarte, Makeli Rosseto da Silva, da diretora da EMEI dr. Orlando Rojas, Aline de Mello, representante da Escola Raimundo Corrêa, professora Ingrid Schwantes e demais autoridades municipais, alunos das escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino do Município, professores, servidores públicos municipais, Brigada Militar e comunidade ernestinense.

Em sua manifestação o prefeito do município, Renato Becker, destacou que: “Comemorar a Semana da Pátria é fortalecer o patriotismo e relembrar a história de nosso Brasil como um país independente. Que esta semana da Pátria possamos celebrar o Brasil que queremos e a cidade que merecemos e construímos, todos os dias juntos. Parabéns, para as escolas do município e do estado, aos professores e diretoras que estão retomando e, sobretudo, valorizando a Semana da Pátria, com amor e paixão pelo nosso país”, frisou.

Na oportunidade, a secretária de Educação, Sueli Penz fez um agradecimento a todos os presentes, em especial aos professores, alunos, diretoras, funcionários das escolas, pelas belas apresentações realizadas durante o ato de cerimônia de abertura da Semana da Pátria que encanto a todos os presentes, que fez nós refletir sobre os 200 anos da Independência Política do nosso país construída por muitas mãos e com a participação de todos os povos que por aqui chegaram e ajudaram construir essa nação, chamada Brasil, Viva a nossa Independência! Viva o Povo Brasileiro!

Na ocasião, o professor e historiador Alexandre Aguirre, lembrou que: “No próximo dia 07 de setembro de 2022, é celebrado os 200 anos da Independência Política do Brasil, mas é preciso nos remetermos ao ano de 1500, quando os portugueses chegaram por aqui, o nosso território já era habitado pelos povos originários, que à época contava com uma população de mais de 6 milhões de indígenas, mas que infelizmente, hoje chega a um pouco mais de 900 mil indígenas em nosso país. De 1500 à 1530, durante o período pré- colônial, Portugal realizava uma relação comercial, ou melhor, de escambo de troca de pau brasil por quinquilharias com os povos indígenas. Mas em 1530, com a chegada de Martim Afonso de Souza, o primeiro donatário da capitania de São Vicente, que irá passar organizar as capitanias hereditárias, pois o país não era uma federação única, neste momento. Enfim, de 1530 a 1822 o Brasil fora colônia de Portugal. O importante é ressaltar, que com a independência ocorrida em 7 de setembro de 1822, não mudou a ordem social, econômica e política; pois a escravidão continuou, aliás fora abolida somente em 1888. Pela carta outorgada de 1824, estabelecia que, todas às vendas arrecadadas pela província, era o centro que determinava qual parte que lhe reverteria e qual parte permaneceria na província. Podemos observar o quanto o império canalizava todos os recursos para atender as demandas da economia cafeeira e da própria corte.
Em suma, celebrar a Independência do Brasil, é não esquecer dos povos originários, os verdadeiros donos desta terra, dos afrodescendentes; mais tarde, também vai chegar em 1824 os imigrantes alemães, em 1875, os imigrantes italianos, entre outras etnias. Enfim, neste 7 de setembro, é momento de reflexão e, sobretudo, de fortalecermos a nossa indentidade e nossa democracia, enquanto sujeitos da política e não objetos da mesma,” pontuou o historiador. Como diz a letra do Hino da Independência: …Ou ficar a Pátria Livre ou Morrer pelo Brasil…