22 de setembro de 2022 as 10:41 / Geral

PROJETO MUNICÍPIO DE ERNESTINA: EDUCANDO E SENSIBILIZANDO PARA O TRÂNSITO E PARA A VIDA EDIÇÃO 2022

O Projeto teve início na Escola Municipal Educarte no ano de 2019, idealizado pelas Professoras Adrieli Gnich Vargas e Suzana Aparecida Hoffmann em parceria com a Brigada Militar de Ernestina a qual tem como comandante a Sargento Sandra Turello Schuster.

Em 2020 mesmo com a pandemia foram realizadas as atividades na escola mencionada, com propostas de maneira diferenciada, tomando todos os cuidados e protocolos contra a Covid 19.
No ano de 2021, em conversa com a Secretária Municipal de Educação Sueli Penz e Brigada Militar, estando cientes da grande importância do mesmo na vida dos alunos, passou a ser promovido para toda a Rede Municipal de Ensino, o qual repercutiu regionalmente em mídias, com muitos parceiros envolvidos.

Neste ano de 2022, será ampliado novamente, sendo envolvida a Rede Municipal e Estadual do município de Ernestina, contando também com novos parceiros que farão parte deste. Terá início no dia 22 de setembro na Escola Estadual Raimundo Corrêa e seguimento nas Escolas Municipais no decorrer da semana. As culminâncias ocorrerão nos dias 29 de setembro e 30 de setmebro.

As coordenadoras do Projeto Adrieli e Suzana destacam: “Nunca imaginávamos que uma simples atividade (Projeto) na escola, porém significativa na vida dos alunos, iria tomar essa grande proporção. Agradecemos a parceria da Sargento Sandra e sua equipe que não medem esforços para organização deste, bem como a Secretária de Educação Sueli Penz pela oportunidade e desafio que nos foi dado em ampliar para toda a Rede de Ensino. Temos a certeza que será mais uma vez um sucesso neste ano”.

O presente projeto tem como principal função formar futuros jovens mais conscientes,
disciplinados em relação ao tema trânsito e escola, visando sempre o respeito ao próximo e cidadania o que fazem diferença para uma vida futura em sociedade.

Segundo o educador Paulo Freire:
“Precisamos contribuir para criar a escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida”.

Pensando assim, como medida preventiva teremos sem dúvida um futuro com cidadãos
responsáveis, com envolvimento da escola, família, agentes responsáveis pelo trânsito da cidade, entre outros, educando as crianças e adolescentes para um comportamento civilizado e prudente.

Abaixo, segue o folders com a programação organizada e planejada para trabalhar o tema: