14 de julho de 2022 as 10:37 / Geral

Projeto “Matemática e Letramento em Programação”, é desenvolvido pelos alunos do 3° ano, da Escola Educarte

Na última sexta-feira (08/07), a coordenadora do Programa Letramento em Programação, professora Joana Salete Benoit, juntamente com a professora Vera Soares, deram sequência ao projeto “Matemática e o Letramento em Programação”, desenvolveu na turma do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Educarte, atividades de raciocínio lógico e matemático através do reconhecimento do sistema binário e o pensamento computacional.
Para isso, os estudantes confeccionaram cartinhas para compreender o sistema binário, ou de base 2 – cuja numeração posicional de todas as quantidades são representadas com base em dois números, zero e um (0 e 1) e através de trabalhos com decodificação de códigos e escrita de numerais usando algarismos 0 e1, os estudantes aprenderam que a combinação desses dígitos leva o computador a criar várias informações: letras, palavras, textos e cálculos.
Esse projeto é mais uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Educação, IMED, Instituto Jama e Ayrton Senna, que prima pela abertura ao novo, permitindo que os estudantes possam desenvolver competências e habilidades no âmbito afetivo, socioemocional, favorecendo um trabalho que estimula a amabilidade, o engajamento, a resiliência emocional, autoconfiança, responsabilidade e determinação; compartilhando conhecimento e participando do processo de aprendizagem com mais autonomia na resolução de problemas.