09 de junho de 2022 as 10:15 / Geral

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e EMATER promovem palestras na Rede Municipal e Estadual de Ensino de Ernestina, em alusão a Semana do Meio Ambiente

De 31 de maio a 05 de junho ocorreu na Rede Municipal e Estadual de Ensino de Ernestina, a Semana do Meio Ambiente. A realização foi uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a EMATER de Ernestina. A programação incluiu palestras, plantio de mudas nativas entre outras atividades.

Este ano o tema da Semana do Meio Ambiente foi “Uma só terra: vida sustentável em harmonia com a natureza”. O lema instiga refletir sobre as mudanças profundas nas políticas e nas nossas decisões que levem a estilos de vida mais limpos, ecológicos e sustentáveis, em harmonia com a natureza. Partindo do princípio que a Educação Ambiental é um processo longo e contínuo, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que, a mudança deve ser espontânea para que de fato possa ocorrer. Com isso, queremos conscientizar sobre a importância da água, a reciclagem e seus processos, a arborização utilizando mudas frutíferas e nativas, buscando parcerias com as escolas e comunidade em geral. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto, fazendo-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que dará início à grandes transformações, que devem ser assumidas por todos nós.

Através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, foram distribuídas nas escolas mudas de árvores nativas. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alfredo Sachser, situada na localidade de Três Lagoas, foi desenvolvido uma palestra, no dia 01 de junho, no turno da manhã, sobre Árvores Nativas com o técnico da Emater de Ernestina, agrônomo Alessandro Davesac -, e posteriormente ocorreu o plantio no pátio da escola e arredores, de mudas de árvores nativas, realizada pelos alunos, com o objetivo de proporcionar futuramente sombra e frutos para à comunidade escolar.

Na Escola Educarte, foi realizada uma palestra para o Ensino Fundamental II, no dia 03 de junho, pela Emater, sobre Reciclagem e a importância do reaproveitamento de materiais para o consumo. Para o Ensino Fundamental I, o tema abordado foi sobre Reciclagem, com a bióloga e professora Leila Luersen, por turma. Na oportunidade, os alunos puderam levar para casa, mudas de árvores nativas para o plantio e o seu devido cuidado. Na Escola Estadual Raimundo Corrêa, foi abordado para os alunos e professores, em turnos distintos, assuntos referentes às legislações que abrangem nosso meio ambiente e formas de proteção do mesmo, com a bióloga e professora Leila Luersen. Na Escola Osvaldo Cruz, situada na localidade de Esquina Penz, foi abordado sobre Reciclagem, com a bióloga e professora Leila Luersen. Na escola de Educação Infantil Dr. Orlando Rojas (EMEI), a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente fará a doação das mudas nativas, para que as crianças levem para suas famílias, onde as mesmas poderão efetuar e auxiliar no plantio.

Em suma, foi uma semana de bastante troca de experiencias e conhecimento, além de ser muito produtiva. A Secretaria Municipal da Agricultura – agradece a disponibilidade das escolas envolvidas no projeto. “Se você realmente ama a natureza, você vai encontrar beleza em toda a parte.” (Vicent Van Gog)