A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
29 de junho de 2022 as 15:10 / Geral

Prefeitura entrega obra de revitalização e ampliação do CRAS Prefeitura entrega obra de revitalização e ampliação do CRAS Ernestina

A Prefeitura Municipal de Ernestina, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS),realizou no dia 21 de junho, a entrega de mais uma grande obra de revitalização e ampliação realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ernestina. A revitalização e ampliação, atende as orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o mesmo vai possibilitar a qualificação no acolhimento às famílias do município, além de melhores condições de trabalho para a nossa equipe técnica e funcionários. O CRAS de Ernestina oferece atendimento a 600 famílias referenciadas, e das localidades do interior do município. O CRAS fica localizado na rua Júlio dos Santos, S/N, Ernestina, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 11:30min e das 13:30min às 17:30min.

No CRAS de Ernestina, foram realizadas obras de infraestrutura e arquitetura, dividida em duas etapas, ou seja, construção da edificação e melhoria em parte da edificação já existente. A edificação nova foi construída observando as melhores técnicas para garantir conforto e desempenho aos usuários, desde as fundações até o acabamento. Com 78,00m² de área e com um pé direito de 2,90m em alvenaria, com fundações em concreto armado do tipo “micro estaca” e ferragens de 12,5mm, vigas de baldrame e de amarração completam a parte estrutural, deixando a construção segura e confiável.
Preocupamo-nos, também, com a estética, pois uma construção precisa transmitir agradabilidade para os que ali trabalham e frequentadores em geral. As paredes de fechamento em alvenaria com blocos cerâmicos, rebocadas, emassadas e pintadas, nas áreas úmidas com revestimentos cerâmicos até o forro, todos de primeira linha.
No piso, foi utilizado revestimento cerâmico assentado em contrapiso com leve caída para a porta, soleiras e pingadeiras em mármore completam este revestimento. As instalações elétricas foram distribuídas em 3 circuitos derivados de caixa de distribuição instalados na parede, com ramais para iluminação, tomadas e lavanderia. Foi aumentada a quantidade de luminárias e tomadas para um melhor aproveitamento, sendo que toda a instalação é embutida na parede.
As instalações hidráulicas atendem a edificação com caixa d’água elevada ao forro, pias de colunas, vasos com caixas acopladas, um lavatório triplo em mármore com todos os acessórios em ferro cromado; também foi efetuado um sistema de tratamento de efluentes com fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro. As aberturas externas são em vidro 8mm, incolor, com as ferragens brancas; sendo que as aberturas internas são de madeira, porém, pintadas. A Pintura Interna e Externa em PVA Acrílica Premium de primeira qualidade. Na parte existente foram efetuadas melhorias na cozinha, entre elas, a substituição do telhado que estava sem condições de uso por um novo telhado com continuidade do telhado da casa. Efetuada a instalação elétrica embutida nas paredes com a fiação adequada ao uso dos equipamentos. Realizada a pintura com tinta Acrílica.
Retirada a porta de acesso a edificação que estava sem uso, sendo seu espaço preenchido com alvenaria de fechamento, reboco e pintura. Construído um toldo metálico com calhas para atender a circulação de pessoas em dias de chuva. A obra possibilita o acesso universal para a população ernestinense, no qual inclui pessoas com deficiência (PCD’s).

A construtora Schmitt & Fontoura Engenharia LTDA- foi a empresa responsável pela construção da obra, cujo trabalho realizado foi de excelência, pois tratando-se de uma obra pública, muitas vezes o resultado final não é o esperado pelos munícipes, mas nesse caso, a obra do Cras de Ernestina, vai servir de referência de como realizar uma obra com competência do início ao fim, pois o trabalho realizado ficou igual ou melhor, que uma obra privada de tão bem feita e, sobretudo, com acabamentos e detalhes bem definidos. A Administração Municipal, quer externar um agradecimento muito especial, ao engenheiro Oscar Soares da Fontoura e sua esposa Vânia Schmitt e demais funcionários da empresa: Samuel Ribeiro da Silva; Volmar João Garcia da Costa e Victor Júlio Fernandes, que realizaram um excelente trabalho com esmero e dedicação, a nossa gratidão e o nosso reconhecimento.

Na sua manifestação, o prefeito Renato Becker destacou a importância de oferecer mais conforto e comodidade para os usuários do Cras de Ernestina. “O nosso objetivo é prestar um atendimento com dignidade à população que mais precisa. Esta é a nossa filosofia de trabalho: atender da melhor forma possível a população de Ernestina, respeitando e valorizando o ser humano. A premissa da nossa administração é trabalhar de forma humanizada, ou seja, valorizando cada cidadão e cidadã do nosso município e, principalmente as pessoas que mais precisam. O nosso agradecimento a Câmara Municipal de Vereadores pela parceria de sempre, é importante ressaltar, que os recursos foram do público e do livre, ou seja, obra totalmente quitada. A nossa gestão vem buscando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelos funcionários e equipe técnica do Cras. Parabenizo todos os servidores públicos que se empenharam para que essa obra pudesse tornar realidade”, destacou o prefeito. Renato Becker, lembrou ainda, é uma grande alegria inaugurarmos a revitalização do CRAS, mais um investimento em benefício das nossas famílias, dentro do nosso Plano de Governo, de humanização do atendimento nos serviços públicos municipais. Oferecer um ambiente adequado, acolhedor, confortável e moderno é primordial para que tenhamos um atendimento de qualidade.

Também, na sua manifestação, o vice-prefeito Paulo Penz, destacou que: “Lembro-me que logo que assumimos o governo, em uma visita ao Cras, encontrei as funcionárias na cozinha preparando o lanche para as crianças com a cozinha cheia de água, devido as goteiras devido ao péssimo estado do telhado. Pode não ser uma obra faraônica ou uma obra grande, mas o mais importante que foi realizada para o bem estar das crianças, da comunidade e, sobretudo das pessoas que dela irão usufruir. A política só tem sentido, quando é para mudar as vidas das pessoas e, principalmente de quem mais precisa, temos que diferenciar a política da politicagem, mas sempre trabalhar para a população, esse é nosso maior legado,” pontuou o vice-prefeito.

Na oportunidade, a coordenadora do Cras, Mônica Aguirre, destacou: “Quero agradecer imensamente a Administração Municipal por atender a demanda e pelo olhar sensível com o local. Com essa revitalização podemos ofertar serviços de qualidade, espaços amplos que possibilitam o sigilo das informações, acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Que possamos começar esta nova fase, com um CRAS revitalizado, atendendo com, cada vez mais, excelência a população ernestinense. Queremos que o Cras continue sendo essa extensão do lar da comunidade. Pois tivemos todo o cuidado para que o Cras mantivesse essa identidade, para que as pessoas se sintam acolhidas como se estivessem em sua própria casa. Porém, agora, com muito mais conforto,” pontuou a coordenadora.

Um momento especial na cerimônia de reinauguração, foi o protocolo de abertura que ficou sob a responsabilidade da 2° Princesa Laura Sartori, a qual deixou a seguinte mensagem: “Estou muito feliz por ter recebido o convite da coordenadora do Cras, Mônica Aguirre, para ser a responsável pelo protocolo, pois foi muito especial para mim,
porque sempre estive dentro deste projeto fazendo as oficinas que o CRAS ofereceu e, é muito mais que um protocolo que aqui vou estar representando. O CRAS é uma instituição onde eu tive o prazer de conhecer, participar e aprender muito com as oficinas oferecidas, onde sempre contou com excelentes profissionais. Me orgulho muito em dizer que já participei, e que levarei os ensinamentos e aprendizados para vida toda,” afirmou a 2° Princesa.

A moradora Ione Carvalho, sempre procura o CRAS Ernestina quando precisa. “Eu sou muito bem recebida pelos funcionários do CRAS. Sempre que preciso de ajuda, quando participo das oficinas oferecidas pelo Cras, sou muito bem tratada pela equipe técnica e, pelas funcionárias do Cras. Que bom que o Cras foi revitalizado para nos atender ainda melhor”, disse.

Além do prefeito Renato Becker, participaram da cerimônia, a primeira-dama Elena Maria Goedel Becker; a coordenadora do CRAS, Mônica Aguirre, Presidenta da Câmara Municipal de Vereadores, Raquel Goedel; secretária de Educação Sueli Penz; secretário da Saúde Geferson Goedel; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ernestina, Paulo Baugratz; a corte de Soberanas do município de Ernestina, Rainha Thainá Grando Lago, 1° Princesa Karoline Voigt, 2° Princesa e responsável pelo protocolo da cerimônia de reinauguração, Laura Sartori; secretários municipais; diretores; vereadores; funcionários do Centro de Referência da Assistência Social; e comunidade ernestinense.

Entenda o trabalho realizado nos CRAS
No CRAS são desenvolvidos trabalhos de proteção social básica, como Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e Indivíduos (PAIFI). É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Serviço de Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. Além de registro no Cadastro Único, que dá acesso a programas de benefícios sociais. O CRAS tem a função de acolher e promover um atendimento diferenciado às famílias em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo os fatores protetivos, os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o processo de emancipação e de autonomia.

A Prefeitura Municipal de Ernestina, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou na manhã desta terça-feira, (21/06), a entrega de mais uma grande obra de revitalização e ampliação realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ernestina. A revitalização e ampliação, atende as orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o mesmo vai possibilitar a qualificação no acolhimento às famílias do município, além de melhores condições de trabalho para a nossa equipe técnica e funcionários. O CRAS de Ernestina oferece atendimento a 600 famílias referenciadas, e das localidades do interior do município. O CRAS fica localizado na rua Júlio dos Santos, S/N, Ernestina, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 11:30min e das 13:30min às 17:30min.

No CRAS de Ernestina, foram realizadas obras de infraestrutura e arquitetura, dividida em duas etapas, ou seja, construção da edificação e melhoria em parte da edificação já existente. A edificação nova foi construída observando as melhores técnicas para garantir conforto e desempenho aos usuários, desde as fundações até o acabamento. Com 78,00m² de área e com um pé direito de 2,90m em alvenaria, com fundações em concreto armado do tipo “micro estaca” e ferragens de 12,5mm, vigas de baldrame e de amarração completam a parte estrutural, deixando a construção segura e confiável.
Preocupamo-nos, também, com a estética, pois uma construção precisa transmitir agradabilidade para os que ali trabalham e frequentadores em geral. As paredes de fechamento em alvenaria com blocos cerâmicos, rebocadas, emassadas e pintadas, nas áreas úmidas com revestimentos cerâmicos até o forro, todos de primeira linha.
No piso, foi utilizado revestimento cerâmico assentado em contrapiso com leve caída para a porta, soleiras e pingadeiras em mármore completam este revestimento. As instalações elétricas foram distribuídas em 3 circuitos derivados de caixa de distribuição instalados na parede, com ramais para iluminação, tomadas e lavanderia. Foi aumentada a quantidade de luminárias e tomadas para um melhor aproveitamento, sendo que toda a instalação é embutida na parede.
As instalações hidráulicas atendem a edificação com caixa d’água elevada ao forro, pias de colunas, vasos com caixas acopladas, um lavatório triplo em mármore com todos os acessórios em ferro cromado; também foi efetuado um sistema de tratamento de efluentes com fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro. As aberturas externas são em vidro 8mm, incolor, com as ferragens brancas; sendo que as aberturas internas são de madeira, porém, pintadas. A Pintura Interna e Externa em PVA Acrílica Premium de primeira qualidade. Na parte existente foram efetuadas melhorias na cozinha, entre elas, a substituição do telhado que estava sem condições de uso por um novo telhado com continuidade do telhado da casa. Efetuada a instalação elétrica embutida nas paredes com a fiação adequada ao uso dos equipamentos. Realizada a pintura com tinta Acrílica.
Retirada a porta de acesso a edificação que estava sem uso, sendo seu espaço preenchido com alvenaria de fechamento, reboco e pintura. Construído um toldo metálico com calhas para atender a circulação de pessoas em dias de chuva. A obra possibilita o acesso universal para a população ernestinense, no qual inclui pessoas com deficiência (PCD’s).

A construtora Schmitt & Fontoura Engenharia LTDA- foi a empresa responsável pela construção da obra, cujo trabalho realizado foi de excelência, pois tratando-se de uma obra pública, muitas vezes o resultado final não é o esperado pelos munícipes, mas nesse caso, a obra do Cras de Ernestina, vai servir de referência de como realizar uma obra com competência do início ao fim, pois o trabalho realizado ficou igual ou melhor, que uma obra privada de tão bem feita e, sobretudo, com acabamentos e detalhes bem definidos. A Administração Municipal, quer externar um agradecimento muito especial, ao engenheiro Oscar Soares da Fontoura e sua esposa Vânia Schmitt e demais funcionários da empresa: Samuel Ribeiro da Silva; Volmar João Garcia da Costa e Victor Júlio Fernandes, que realizaram um excelente trabalho com esmero e dedicação, a nossa gratidão e o nosso reconhecimento.

Na sua manifestação, o prefeito Renato Becker destacou a importância de oferecer mais conforto e comodidade para os usuários do Cras de Ernestina. “O nosso objetivo é prestar um atendimento com dignidade à população que mais precisa. Esta é a nossa filosofia de trabalho: atender da melhor forma possível a população de Ernestina, respeitando e valorizando o ser humano. A premissa da nossa administração é trabalhar de forma humanizada, ou seja, valorizando cada cidadão e cidadã do nosso município e, principalmente as pessoas que mais precisam. O nosso agradecimento a Câmara Municipal de Vereadores pela parceria de sempre, é importante ressaltar, que os recursos foram do público e do livre, ou seja, obra totalmente quitada. A nossa gestão vem buscando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelos funcionários e equipe técnica do Cras. Parabenizo todos os servidores públicos que se empenharam para que essa obra pudesse tornar realidade”, destacou o prefeito. Renato Becker, lembrou ainda, é uma grande alegria inaugurarmos a revitalização do CRAS, mais um investimento em benefício das nossas famílias, dentro do nosso Plano de Governo, de humanização do atendimento nos serviços públicos municipais. Oferecer um ambiente adequado, acolhedor, confortável e moderno é primordial para que tenhamos um atendimento de qualidade.

Também, na sua manifestação, o vice-prefeito Paulo Penz, destacou que: “Lembro-me que logo que assumimos o governo, em uma visita ao Cras, encontrei as funcionárias na cozinha preparando o lanche para as crianças com a cozinha cheia de água, devido as goteiras devido ao péssimo estado do telhado. Pode não ser uma obra faraônica ou uma obra grande, mas o mais importante que foi realizada para o bem estar das crianças, da comunidade e, sobretudo das pessoas que dela irão usufruir. A política só tem sentido, quando é para mudar as vidas das pessoas e, principalmente de quem mais precisa, temos que diferenciar a política da politicagem, mas sempre trabalhar para a população, esse é nosso maior legado,” pontuou o vice-prefeito.

Na oportunidade, a coordenadora do Cras, Mônica Aguirre, destacou: “Quero agradecer imensamente a Administração Municipal por atender a demanda e pelo olhar sensível com o local. Com essa revitalização podemos ofertar serviços de qualidade, espaços amplos que possibilitam o sigilo das informações, acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Que possamos começar esta nova fase, com um CRAS revitalizado, atendendo com, cada vez mais, excelência a população ernestinense. Queremos que o Cras continue sendo essa extensão do lar da comunidade. Pois tivemos todo o cuidado para que o Cras mantivesse essa identidade, para que as pessoas se sintam acolhidas como se estivessem em sua própria casa. Porém, agora, com muito mais conforto,” pontuou a coordenadora.

Um momento especial na cerimônia de reinauguração, foi o protocolo de abertura que ficou sob a responsabilidade da 2° Princesa Laura Sartori, a qual deixou a seguinte mensagem: “Estou muito feliz por ter recebido o convite da coordenadora do Cras, Mônica Aguirre, para ser a responsável pelo protocolo, pois foi muito especial para mim,
porque sempre estive dentro deste projeto fazendo as oficinas que o CRAS ofereceu e, é muito mais que um protocolo que aqui vou estar representando. O CRAS é uma instituição onde eu tive o prazer de conhecer, participar e aprender muito com as oficinas oferecidas, onde sempre contou com excelentes profissionais. Me orgulho muito em dizer que já participei, e que levarei os ensinamentos e aprendizados para vida toda,” afirmou a 2° Princesa.

A moradora Ione Carvalho, sempre procura o CRAS Ernestina quando precisa. “Eu sou muito bem recebida pelos funcionários do CRAS. Sempre que preciso de ajuda, quando participo das oficinas oferecidas pelo Cras, sou muito bem tratada pela equipe técnica e, pelas funcionárias do Cras. Que bom que o Cras foi revitalizado para nos atender ainda melhor”, disse.

Além do prefeito Renato Becker, participaram da cerimônia, a primeira-dama Elena Maria Goedel Becker; a coordenadora do CRAS, Mônica Aguirre, Presidenta da Câmara Municipal de Vereadores, Raquel Goedel; secretária de Educação Sueli Penz; secretário da Saúde Geferson Goedel; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ernestina, Paulo Baugratz; a corte de Soberanas do município de Ernestina, Rainha Thainá Grando Lago, 1° Princesa Karoline Voigt, 2° Princesa e responsável pelo protocolo da cerimônia de reinauguração, Laura Sartori; secretários municipais; diretores; vereadores; funcionários do Centro de Referência da Assistência Social; e comunidade ernestinense.

Entenda o trabalho realizado nos CRAS
No CRAS são desenvolvidos trabalhos de proteção social básica, como Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e Indivíduos (PAIFI). É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Serviço de Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. Além de registro no Cadastro Único, que dá acesso a programas de benefícios sociais. O CRAS tem a função de acolher e promover um atendimento diferenciado às famílias em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo os fatores protetivos, os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o processo de emancipação e de autonomia.


Notícias Semelhantes
Ernestina/RS
Rua Júlio dos Santos, 2021 - CEP: 99140-000
Telefone: (54) 3378-1105
E-mail: gabinete@pmernestina.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 11:30 e 13:30 às 17:30