16 de maio de 2022 as 15:25 / Geral

Rota Turística História & Sabores de Ernestina recebe turistas de Linha Teutônia de Tapera

Na manhã da última sexta-feira,(13/05), a Rota Turística História & Sabores de Ernestina recebeu o Grupo da Melhor Idade de Linha Teutônia, do município de Tapera – RS. Na oportunidade, foram recepcionados pela secretária de Educação Sueli Penz, pelo diretor de Cultura e Turismo, professor e historiador Alexandre Aguirre, dona Delci Gnich, pela Corte das Soberanas de Ernestina, Rainha Thainá Grando Lago e pela 2° Princesa Laura Sartori. Na ocasião, os visitantes puderam conhecer e desfrutar do turismo rural, histórico, aquático, jardins, flores, produtos coloniais, artesanato, gastronômico e contemplativo. O roteiro iniciou com um saboroso café da manhã na Padaria Veneza. Após, foi visitado os belos Jardins da Vone e da Delci, com uma imensa variedade de flores e plantas. A próxima visita foi na Casa do Artesão ‘Mãos que Criam’, onde os visitantes puderam conhecer um pouco do belíssimo trabalho realizado pela associação das artesãs do município de Ernestina.

A próxima parada foi no Museu Municipal Dona Ernestina, com o seu acervo com mais de 600 objetos catalogados, integrado por objetos do mundo do trabalho, instrumentos agrícolas, objetos de uso doméstico, artigo religiosos. Ainda na área urbana do município de Ernestina, ocorreu a visita na Mata Nativa e CIA, onde os turistas puderam observar a uma imensa quantidade de espécie de mudas nativas e frutíferas, flores, arranjos e flores ornamentais, onde puderam adquirir flores e mudas de várias espécies. O intervalo para almoço ocorreu no cartão postal de Ernestina, no Camping Prainha, em um cenário encantador, onde há uma sinfonia da natureza com a contemplação do alagado do Rio Jacuí. Após esse último ponto de visitação na cidade de Ernestina, partimos para o turismo rural, ou seja, a próxima parada foi na Pousada e Ecoturismo Estância Velha, na localidade de Encruzilhada Muller, onde os visitantes tiveram contato com a natureza e, sobretudo em um cenário digno de cinema. Finalizando o roteiro, a visita foi na Agroindústria Sabor do Campo, situa-se na localidade do Faxinal, onde todos puderam saborear um belo café colonial servido pelos proprietários deste empreendimento familiar, além de conhecerem a produção artesanal de Bolachas, Cupcakes, Cucas, Pães, Doces e Salgados.

Na oportunidade, a secretária da Educação, Sueli Penz, destacou que: “Ficamos muito felizes de receber turistas do município de Tapera, pois é a oportunidade de mostrarmos as nossas potencialidades turísticas do município e, sobretudo valorizar os empreendimentos que fazem parte da Rota Turística História & Sabores criada pela atual administração. Parabéns para todos os empreendedores que fazem parte da rota turística História & Sabores, pela receptividade e pelo excelente atendimento aos visitantes, nunca pensei, que o município de Ernestina tivesse tanto lugares lindos e organizados, aliás, com um potencial turístico enorme, que muitas vezes, muitos não sabem ou não conhecem as maravilhas que o nosso município possuem,” comentou a secretária.

Para o diretor de cultura e turismo de Ernestina, Alexandre Aguirre, destaca que: “O turismo é a mola propulsora do desenvolvimento econômico e social, pois é um agente transformador que ajuda promover a inclusão social, gerando oportunidade de emprego e renda, além do fortalecimento da Agricultura Familiar. O passeio de hoje pela rota turística História & Sabores, mais que provou que o município de Ernestina, está preparado para receber turistas e visitantes de toda região, parabéns aos empreendedores que acreditam no turismo como forma de fomentar a economia local, gerando oportunidade de emprego e renda para muitas famílias que têm no turismo a principal fonte de trabalho e renda” pontuou.
Um agradecimento especial para a presidente do Grupo da Melhor Idade de Linha Teutônia, de Tapera, dona Maria Lúcia Durigon e pelos demais integrantes do grupo que passaram um dia maravilhoso cheio de história e sabores. Também um agradecimento muito especial para Rainha Thainá Grando Lago e para 2° Princesa Laura Sartori, que recepcionaram e acompanharam os visitantes durante o passeio pela rota turística, recebam a nossa gratidão.

E para quem tiver interesse em participar dos próximos passeios pela Rota Turística História & Sabores, basta apenas entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Ernestina para agendar, através do telefone: 54 – 3192-0081 ou 54 – 3378-1105.