17 de novembro de 2021 as 10:56 / Geral

Plano Municipal de Turismo é entregue ao prefeito Renato Becker

No último dia 11 de novembro, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Ernestina, os membros do Conselho Municipal de Cultura e Turismo realizaram a entrega do Plano Municipal de Turismo ao prefeito Renato Becker. Fomentar o turismo, a cultura e a geração de emprego e renda, explorando o potencial de Ernestina, levaram à criação do primeiro Plano Municipal de Turismo, agora oficialmente lançado. Construído em parceria entre Administração Municipal (por meio da Secretaria de Educação, Desporto, Cultura e Turismo), Conselho Municipal de Cultura e Turismo (COMTURC) e Emater-RS /ASCAR e entidades ligadas ao turismo. O objetivo principal do Plano Municipal de Turismo é servir como uma ferramenta de gestão e planejamento estratégico, partindo da oferta turística existente para o desenvolvimento de múltiplas ações focadas no potencial local. A construção resultou de intensas discussões com diversos segmentos do trade turístico, setor privado, conselheiros, membros do Executivo Municipal, da Câmara de Vereadores e da sociedade civil. O documento, um dos requisitos para obtenção de recursos federais destinados à área do turismo, começou a ser elaborado em março de 2021 e agora será transformado em projeto de lei para apreciação dos vereadores. A ideia é que, após se tornar lei, o documento seja revisado e atualizado a cada cinco anos. O prefeito Renato Becker recebeu o documento com entusiasmo e disse que, a partir de agora, a atividade turística ganha prioridade como setor que desempenha papel crucial no fomento da economia local, na geração de trabalho e renda, além de impulsionar e atrair novos investimentos. “Ernestina tem um imenso potencial a ser aproveitado, temos a nossa Orla do Rio Jacuí que atraem turistas o ano todo, temos uma riqueza de belezas naturais, turismo rural, artesanato, jardins, gastronomia, cultura, museu, eventos e serviços. Com este plano passamos a ter um norte, um conjunto de diretrizes que nos torna protagonistas de um novo modelo de gestão”, pontuou.

Na oportunidade, o diretor de Cultura e Turismo de Ernestina, o prof. Alexandre Aguirre, ressaltou que: “O plano de turismo entregue à Administração Municipal com certeza vai permitir e credenciar o Município a buscar recursos no Ministério do Turismo para fazer outros investimentos e obras para fortalecer e desenvolver o setor turístico de Ernestina.” frisou.

Participaram da cerimônia: prefeito Renato Becker, extensionista rural da Emater de Ernestina, Rosane Turra Treviso, diretor de Cultura e Turismo de Ernestina,  professor e historiador Alexandre Aguirre, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ernestina, Paulo Baumgratz, vereadores Antônio Carlos Ferreira (PDT) e Tiago Dummel (PDT), membros do Conselho Municipal de Cultura e Turismo e representantes de entidades ligadas ao turismo.