28 de setembro de 2021 as 14:53 / Geral

Programas PAA e PNAE oferecem produtos de qualidade na merenda Escolar na Rede de Ensino de Ernestina, direto da Agricultura Familiar

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está sendo desenvolvido em Ernestina nas escolas municipais e estaduais e CRAS; tem como finalidade básica promover o acesso à alimentação e incentivar a produção da Agricultura Familiar. Participam do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, nove (09) produtores devidamente cadastrados e aptos para o fornecimento em Ernestina, ofertando uma grande diversidade de produtos, como por exemplo: pães, bolachas, massas, queijos, ovos,  morango, geléias e kit sopa (vegetais brócolis, repolho, laranja, raiz de mandioca, alface,  chuchu, feijão, agrião, couve chinesa, moranga cabotiá, manteiga,  tempero verde, couve-flor, abacate, couve e espinafre), entre outros. De acordo com a Coordenadora do PAA em Ernestina, nutricionista Jane Bonamigo, o programa também fortalece a rede de comercialização da Agricultura Familiar e incentiva hábitos alimentares saudáveis. Destaca ainda, que esse é um trabalho realizado por várias pessoas e as entregas dos alimentos são o resultado de muito esforço da Administração Municipal e da Secretária de Educação Sueli Penz, e o resultado do trabalho está sendo recompensado com qualidade nutricional nos cardápios escolares.

Mesmo 2021 sendo um ano atípico, com diversas adversidades encontradas em função da pandemia causada pela Covid-19, a gestão municipal encontrou meios de dar continuidade no Programa Nacional de Merenda Escolar (PNAE), e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), contribuindo para a movimentação da economia local e dos produtores de nosso município, promovendo o acesso à alimentação e incentivando a Agricultura Familiar. Neste ano, os alimentos recebidos estão sendo repassados  para as entidades, escolas municipais, Escola Estadual Raimundo Corrêa e no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Além disso, estes dois programas promovem o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e também redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção agroecológica de alimentos; além de incentivar hábitos alimentares saudáveis.