07 de novembro de 2018 as 18:03 / Geral

Formatura dos alunos do Curso de Letramento e Programação

A IMED formou no dia 01 de novembro de 2018 mais uma turma de alunos do Projeto Letramento em Programação, durante o “Tech Oscar”. Cerca de 650 estudantes de ensino fundamental da rede municipal de ensino de doze cidades da região receberam seus certificados de conclusão em cerimônia pública que ocorreu no Gran Palazzo Centro de Eventos, em Passo Fundo/RS.
A iniciativa, que é desenvolvida desde o ano de 2016 pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a IMED, tem por objetivo desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional.
Em 2018, o programa atendeu, em Ernestina, 20 estudantes do sexto ano das escolas E.M.E.F. Educarte e E.E.E.M. Raimundo Corrêa, tendo como mediador o professor Lucas Werschedet Rodrigues: “ Fico muito feliz em perceber a evolução dos estudantes ao participar do projeto “Letramento em programação”, o qual, em Ernestina, foi desenvolvido prevendo 2h semanais por turma, com atividades utilizando a ferramenta “Scratch”. No início, os estudantes estavam ansiosos e nervosos com a utilização e manipulação dos computadores, contudo , se adaptaram rápido e além de já estarem dominando o básico, já são capazes de construir seus próprios jogos utilizando a ferramenta citada.”
Para o ano de 2019, o município de Ernestina está prevendo ampliação do projeto o qual atenderá os alunos que avançaram para o módulo II e os novos alunos do sexto ano que ingressarão no módulo I.A Secretária Municipal de Educação de Ernestina, Ingrid Worst comenta a importância de mais essa etapa concluída desse maravilhoso projeto do qual o município faz parte: “estamos incluindo no cotidiano as novas tecnologias que envolvem cada vez mais a educação da atualidade”.