14 de setembro de 2021 as 14:02 / Geral

Abertas as Festividades Farroupilhas em Ernestina

Na manhã desta segunda-feira, (13/09), a Semana Farroupilha 2021 foi aberta oficialmente pelo prefeito Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, em cerimonia realizada em frente da Prefeitura Municipal de Ernestina, onde contou com a participação das demais autoridades civis, peões e prendas, representantes de grupos de invernadas, entidades tradicionalistas locais, escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, bem como a comunidade em geral. O município de Ernestina já vive o clima de uma das maiores festa popular do Rio Grande do Sul de culto à tradição e ao gauchismo rio-grandense. Esse ano atípico em virtude da pandemia da Covid-19, não ocorreu a tradicional condução da Chama Crioula pelos cavalarianos, mas sim, o Patrão do CTG, Tropeiro Velho de Ernestina, Everton Goedel, entregou a Chama Crioula ao prefeito Renato Becker, que juntamente com as homenageadas dos Festejos Farroupilha deste ano, Sra. Derli Goedel, da patronagem do Centro de Tradições Gaúchas Unidos pela Tradição e Sra. Katia Dias, representante do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho, realizaram o ato de acendimento da Chama Crioula, que oficializou a abertura dos Festejos Farroupilhas de 2021. Após ocorreu a apresentação da prenda ernestinense, Emily Teixeira de Moraes, que interpretou a bela canção de Cristiano Quevedo (Gaúcho Coração), aliás, uma belíssima interpretação e apresentação que contagiou todos os presentes. Também a prenda Eloisa Britto apresentou um poema de sua autoria, abordando o seu orgulho pela sua cidade de Ernestina, bem como as potencialidades turísticas e seu amor por essa terra. Por último, ocorreu a apresentação do exímio gaiteiro, João Ricardo Flores, que abrilhantou a todos com sua enorme habilidade e domínio com as teclas de sua gaita.

A partir de agora a Chama Crioula percorrerá todas as entidades tradicionalistas e escolas do município de Ernestina, onde acontecerão as rondas crioulas e o andamento da programação. Esse ano, os festejos farroupilhas, homenageia o bicentenário de Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, conhecida por Anita Garibaldi.

A semana alusiva à Revolução Farroupilha segue até o dia 20, porém esse ano, em virtude da pandemia, não será realizado o tradicional desfile de 20 de setembro. Porém, as demais festividades seguem em sua normalidade nas escolas e CTGs, sempre seguindo os protocolos sanitários e o distanciamento social. Nesse período, os centros de tradições gaúchas e grupos tradicionalistas desenvolvem uma extensa e variada atividades, com destaque para a gastronomia em suas sedes. A Semana Farroupilha 2021 traz como tema “Caminhos de Anita”, que celebra o Bicentenário de nascimento da catarinense batizada com o nome de Ana Maria Jesus Ribeiro da Silva, que faleceu em 04 de agosto de 1849, na Itália com 28 anos de idade. O prefeito Renato Becker, parabenizou as homenageadas dos Festejos Farroupilhas de 2021, a Sra. Derli Goedel e a Sra. Katia Dias, por representarem todas as “Anitas ernestinenses” do campo e da cidade, mulheres guerreiras e de lutas, sempre com participação efetivas em suas entidades tradicionalistas, sejam como Patroas ou nos demais espaços que ocupam, sempre lutando para manter acessa a chama do nosso tradicionalismo e da cultura gaúcha. Participou no ato de abertura, a Patroa do CTG Unidos pela Tradição, Dilvana Muller.

A secretária de Educação, Sueli Penz agradeceu a presença de todos na abertura dos Festejos Farroupilhas deste ano, bem como, ressaltou que as escolas do município nesta semana estarão com uma programação bastante intensa, envolvendo os alunos, funcionários, professores, familiares, Servidores da Secretária da Educação, além das escolas estarem recebendo as homenageadas dos festejos farroupilhas, para uma roda de conversas com os alunos, falando um pouco da trajetórias de vidas dedicada ao tradicionalismo e a cultura gaúcha de Ernestina e região.