10 de agosto de 2021 as 15:51 / Geral

Município de Ernestina adere ao programa Chamar 192 e passa a contar com cobertura do SAMU

No mês passado, em 26 de julho, o prefeito Renato Becker, juntamente com o secretário da Saúde, Geferson Goedel, participaram do lançamento do programa Chamar 192, a partir de hoje, o município passar contar com o atendimento do programa, Chamar Samu 192. Cabe ressaltar, que o projeto é voltado aos municípios de pequeno porte que ainda não possuem cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em seu território. Nesse sentido, o município de Ernestina formalizou sua adesão ao programa Chamar 192 e, a partir de agora, as equipes que já faziam o serviço de atendimento de urgência e emergência, passarão a receber todo o apoio de comunicação e logística da Central de Regulação Estadual, sem tirar autonomia da gestão municipal na contratação de profissionais. Agora, condutores de veículos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais socorristas receberão capacitações, que abrangerão questões de logística e operacionalização do sistema de regulação, ética e biossegurança, e os tipos mais comuns de acidentes em atendimentos, como afogamento, choque elétrico, quedas, engasgos e outros.