09 de agosto de 2021 as 09:27 / Geral

Prefeitura reforça importância da segunda dose da vacina na luta contra a Covid-19

A Prefeitura de Ernestina, através da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19 e orienta que a população não deixe de receber esse reforço. Pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) devem comparecer na data que foi agendada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a segunda aplicação da vacina e, assim, garantir a completa eficácia do imunizante. Segundo a enfermeira, Letícia Micheletto, ressalta que: “A população ernestinense deve conferir na carteira de vacinação, qual data foi agendada a segunda dose do imunizante, para daí, sim, comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. É importante frisar, que as pessoas que receberam a primeira dose, estão esquecendo de retornar na Unidade Básica de Saúde para receber a segunda dose e completar o esquema vacinal, por isso a importância de olhar na carteirinha a data que está marcada para receber a segunda dose da vacina. É importante lembrar, que para ir até a Unidade Básica de Saúde, somente com a data agendada. Percebemos que a população não está buscando pela segunda dose, vamos enfatizar ainda mais sua importância, pois somente com a segunda dose da vacina, será possível termos uma imunização de forma mais eficaz. Portanto, é importantíssimo tomar a quantidade de doses recomendadas pelo fabricante, pois tomar uma dose e não tomar a segunda é a mesma coisa que continuar desprotegido,” esclareceu.