25 de novembro de 2020 as 12:54 / Administração

Repasses em dia garantem saúde financeira da Capeser

Um dos importantes legados da atual Administração Municipal de Ernestina é a gestão financeira da Prefeitura, permitindo uma gestão sustentável e que reflete em boas práticas em vários setores do município, como tem acontecido com os servidores públicos municipais ligados a Caixa de Assistência e Pensões dos Servidores Municipais de Ernestina (Capeser), que administra o Fundo de Aposentadorias, Pensões e Assistência Social aos Servidores Municipais (FAPAS).

Os repasses ao Fundo e o Plano de Carreira dos servidores foram pauta de uma reunião na manhã da última sexta-feira (20), quando o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico), recebeu representantes da Capeser e do Sindicato Dos Servidores Publicos Municipais de Ernestina. Em 2013, quando o prefeito Nico assumiu como chefe do Executivo Municipal, a Prefeitura passou a encaminhar em dia os repasses para a Capeser. De lá para cá, a Capeser aumentou em mais de R$ 12 milhões a reserva financeira, montante muito superior aos R$ 3 milhões em caixa acumulados de 1992 a 2013.

Os números revelam as boas práticas na gestão financeira. De 1992 a 2013, a Capeser acumulou apenas R$ 3 milhões em reserva. De 2013 a 2020 (últimos oito anos), a instituição aumentou em mais de R$ 12 milhões as reservas. Na reunião, o prefeito Nico destacou o esforço da equipe da Administração Municipal em realizar os repasses em dia, ainda mais diante da crise econômica atravessada pelo País há anos, com queda constante na arrecadação.

Assim, espera-se que a contribuição siga o determinado pelo cálculo atuarial, realizado anualmente, e, caso os repasses continuem sendo efetuados sem atrasos, o pagamento das futuras aposentadorias pela Capeser segue garantido. O Sindicato reivindicou, por sua vez, um Plano de Carreira para os servidores, questão que será retomada a partir de 2021 junto ao Poder Executivo Municipal.