05 de agosto de 2020 as 23:13 / Administração

Com FPM menor, prefeito Nico debate novas medidas de contenção de gastos em Ernestina

Diante da diminuição dos repasses federais do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios que constitui-se como um recurso crucial para a vida financeira municipal, sentida desde o mês de março devido a desaceleração econômica causada pela pandemia da Covid-19, os municípios já sentem o peso de menos recursos entrando nos cofres públicos. Assim, fica ainda mais grave uma situação que já era delicada devido a crise econômica atravessada pelo Brasil nos últimos anos.

Tendo em vista essa nova realidade, o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico), reuniu o secretariado para debater novas medidas de contingenciamento de gastos para priorizar a manutenção dos serviços essenciais, honrar o pagamento de todos os compromissos já assumidos e encerrar o ano com as contas em dia, sem dívidas. A reunião ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 06 de agosto, na Sala de Reuniões da Prefeitura.

Aos secretários de todas as pastas, equipe contábil e jurídica, o prefeito Nico reiterou que esse é um momento brutalmente atípico, de redução ainda mais drástica nos repasses do FPM, que já eram poucos diante da necessidade do Município, e que isso exige novas medidas de cortes de gastos para que seja possível priorizar os serviços essenciais. “É um momento muito difícil a todos os municípios. Com uma arrecadação menor, são menos recursos entrando nos cofres públicos. E isso exige um enxugamento dos gastos públicos ainda maior. O esforço que já vínhamos fazendo, de reduzir gastos, é ainda mais importante agora para mantermos os serviços essenciais e encerrarmos o ano e o mandato com todas as contas em dia”, disse o prefeito Nico.