17 de julho de 2020 as 12:07 / Administração, Educação

Museu Dona Ernestina completa 20 anos com projeto de sede própria

No ano em que completa 20 anos desde que abriu as portas aos visitantes, o Museu Histórico Dona Ernestina recebeu uma das mais importantes notícias desde que foi criado: a chegada da tão sonhada sede própria. Em reunião na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico), comunicou ao diretor do Museu, Me. Alexandre Aguirre, que a Administração Municipal está trabalhando no projeto para realizar esse antigo sonho da comunidade ernestinense.

Neste momento, a equipe da Prefeitura trabalha na elaboração do projeto do novo prédio. A intenção é construí-lo em um local estratégico para o turismo, às margens da RST-153, onde o Museu terá maior visibilidade por ficar diante de um fluxo contínuo de pessoas. Além do novo local ser mais bem posicionado, o prédio próprio permitirá a economia dos recursos públicos que são gastos no aluguel da atual sede.

O tão esperado prédio próprio contribuirá, também, para a preservação do acervo, que conta com mais de 600 peças catalogadas, entre as quais estão objetos do mundo do trabalho, instrumentos agrícolas, objetos de uso doméstico, artigos religiosos, arte, artesanato, decoração, documentos, fotografias e publicações, como jornais, revistas e livros.

História respeitada

A notícia do início do planejamento para a sede própria foi celebrada por Aguirre, diretor do Museu. “Estamos muito felizes por essa notícia, que o município tem todo esse cuidado com a preservação do acervo, com a história, com a memória do povo de Ernestina. Termos uma sede própria é uma conquista histórica. Há muito tempo já havia sido falado da nova sede do museu, mas ela não saia do papel. Agora, graças a iniciativa dessa Administração, o museu está tornando realidade”, comemora Aguirre, ao acrescentar que “a sede própria é histórica, pois também ajudará a preservar a história e a identidade do município, mantendo os objetos em boas condições”.

O prefeito Nico destaca que o projeto da sede própria do Museu Histórico Dona Ernestina evidencia o respeito da atual Administração Municipal com a dedicação e a história de todas as famílias e trabalhadores que empenharam suas vidas em desenvolver Ernestina. “Para saber pra onde queremos ir, precisamos sempre lembrar de onde viemos. A história e a cultura revelam a identidade de um povo e o Museu Dona Ernestina resguarda a história das famílias ernestinenses. Por isso essa sede própria, que começamos a trabalhar agora, é tão importante, pois mantém viva a história das pessoas que doaram sangue e suor na construção da Ernestina que tanto amamos”, comenta o prefeito Nico.