06 de julho de 2020 as 10:41 / Administração

Venda da área do lixão possibilitará construção da sede da BM

Em busca de recursos para viabilizar a construção do novo quartel da Brigada Militar (BM) de Ernestina, a Administração Municipal encaminhou ao Poder Legislativo um projeto que possibilitará a captação dos recursos necessários através da venda da área do antigo lixão, situado na localidade do Pessegueiro, interior do município.

O projeto está, no momento, em apreciação pelos vereadores ernestinenses. Para esclarecer dúvidas relacionadas ao projeto, o prefeito ernestinense, Odir João Boehm (Nico) recebeu os vereadores Leonir Vargas (PDT) e Antônio Carlos Ferreira (PDT), na manhã de terça-feira, dia 30 de junho, no Gabinete do Prefeito.

A reunião oportunizou o esclarecimento de dúvidas dos vereadores a respeito do projeto, que permitirá a captação dos recursos para a construção da nova sede da BM de Ernestina numa área às margens da RST-153, em local estratégico no acesso ao município, melhorando as condições de trabalho dos policiais e ampliando a segurança da comunidade de Ernestina, um dos compromissos assumidos pela atual Administração Municipal.

Esforço coletivo para o bem da comunidade

A construção da nova sede da BM está sendo viabilizada por meio de um esforço coletivo. Primeiro, com o anseio da comunidade, que desde que a última sede foi destruída por um incêndio solicita às lideranças políticas a construção de um novo prédio. Agora, também, com a parceria da Capeser, que aceitou permutar a área em que será construído o novo prédio pelo terreno com área construída onde já funciona a Capeser. O presidente da instituição, Evaldo Magarinus, avalia que “a permuta ficou boa para o município e para a Capeser, pois o município não gasta com terreno e a Capeser não vai ter gasto com a sede própria. Pra Capeser foi muito bom, pois não precisaremos deslocar valores para construir a nova sede. O dinheiro que estamos guardando é pra saúde. Com isso, a Brigada fica bem situada lá no novo terreno e a gente tem uma sede própria da Capeser”.

A importância do novo prédio da Brigada Militar também é ressaltada pela sargento Turello, comandante da BM de Ernestina. Segundo ela, a localização estratégica da nova sede resultará em uma maior segurança, permitindo a BM “proteger a sociedade fazendo com que ela possa ter melhor qualidade de vida, sendo proporcionado, através da segurança pública, sua tranquilidade”. Além disso, o amplo espaço planejado no projeto da nova sede “também será um atrativo para aumentar o efetivo, bem como oferecer melhores condições de trabalho para todos do Grupamento e para os colegas que participam nas operações conjuntas realizadas com frequência”, acrescenta a sargento, ao complementar que “o Batalhão do Choque, que com frequência atua em nossa área, com a nova instalação poderá ser motivado a se alojar em Ernestina, enquanto atuam na região e, assim, aumentando a segurança local”.

Esse esforço coletivo também é ressaltado pelo prefeito Nico. “Estamos todos juntos, trabalhando em conjunto, para tornar possível a construção dessa tão sonhada nova sede da Brigada Militar. Cada um tem feito a sua parte e esperamos poder construir essa nova sede agora nos próximos meses, caso os vereadores aprovem o projeto. É o Poder Público Municipal fazendo a sua parte para melhorar a segurança das pessoas de Ernestina”, comenta o prefeito Nico.