A comunidade de Ernestina recebeu, no último sábado, dia 02, uma importante notícia: o primeiro ernestinense confirmado com coronavírus está recuperado e recebeu alta do Hospital de Clínicas, de Passo Fundo, onde estava em recuperação. A notícia foi celebrada pela Administração Municipal, profissionais da Saúde que atuam no Hospital e na Unidade Básica de Saúde (UBS), e pela população ernestinense nas redes sociais.

No comunicado emitido após a liberação do paciente para a continuação da recuperação em casa, o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, comemorou e agradeceu aos profissionais da Saúde. “Essa família volta a ter o seu familiar com ela. Precisamos todos continuar seguindo as recomendações das autoridades em Saúde para protegermos a vida de todos que amamos. Obrigado a equipe do HC e aos profissionais da UBS de Ernestina pelo excelente trabalho”, comentou Boehm. A confirmação da contaminação do paciente, um jovem de 20 anos de idade, havia sido divulgada no dia 23 de abril.

Contudo, no mesmo sábado (02), um outro paciente suspeito foi confirmado com coronavírus e segue hospitalizado. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde e Assistência Social de Ernestina, nesta sexta-feira (08) o município possuía 2 confirmados, dos quais 1 está recuperado e outro segue hospitalizado; 1 caso descartado (negativo); e 2 pessoas em isolamento domiciliar sendo monitoradas pela equipe da Saúde. Os profissionais da UBS de Ernestina reforçam o pedido para que a população permaneça em casa, em distanciamento social, e saia à rua somente quando for realmente necessário, e, quando sair, que adote medidas de proteção como o uso de máscara e luvas e reforce os hábitos de higiene pessoal.