09 de abril de 2020 as 20:46 / Administração

Ministério Público elogia postura de Ernestina frente ao coronavírus

Ter aliados na luta contra a proliferação do coronavírus tem mostrado ser fundamental para tentar evitar que mais pessoas sejam contaminadas. Em Ernestina, a força tarefa constituída pela Secretaria da Saúde e Assistência Social, Vigilância Sanitária, Brigada Militar e Polícia Civil tem um outro importante aliado: o Ministério Público (MP), que monitora como as autoridades ernestinenses têm conduzido a aplicação das medidas de proteção repassadas pelas autoridades em Saúde.

E, para o Ministério Público de Passo Fundo, comarca que abrange Ernestina, a força tarefa ernestinense tem sido assertiva nas intervenções. Em entrevista concedida nesta quinta-feira (09), a promotora de justiça do MP com atribuição em matéria de saúde pública, Cristiane Cardoso, elogiou o trabalho da Administração Municipal de Ernestina com as medidas diante da pandemia da Covid-19, que já vitimou duas pessoas na região – conforme os dados oficiais divulgados – até hoje.

Para garantir que as autoridades municipais cumpram as medidas determinadas pelas lideranças sanitárias, o Ministério Público tem acompanhado de perto a execução das medidas em cada município. Segundo a promotora Cristiane, em Ernestina as ações de prevenção “estão plenamente adequadas às orientações do Ministério da Saúde e dos demais órgãos da Saúde”. Ainda segundo a promotora, “neste momento as medidas de prevenção são extremamente importantes a fim de que o nosso sistema de saúde possa, caso necessário, atender toda a população da nossa região que eventualmente necessite de atendimento médico”, acrescenta.

O reconhecimento confere a assertividade da equipe de trabalho na condução das ações no município, avalia o secretário de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba. “É importante termos autoridades ao nosso lado. Com a sociedade consciente e as autoridades atentas, um trabalho transparente, sério e comprometido tem reconhecimento. Agradeço muito a Dra. Cristiane, ao Ministério Público, que estão nos acompanhando diariamente, verificando as ações que estamos desempenhando. O MP está ao nosso lado e isso é importante, nossa força tarefa fica ainda mais fortalecida”, comenta Borba, ao agradecer também a equipe da Unidade Básica de Saúde, a todos os colaboradores de todos os segmentos, pelo comprometimento e profissionalismo.

O distanciamento social segue sendo recomendado pelas autoridades sanitárias, orientação reforçada pela promotora Cristiane. “A melhor forma de nos protegermos é seguindo as orientações das nossas autoridades sanitárias locais e estaduais e, principalmente, manter o distanciamento social. O nosso lar, neste momento, é o lugar mais seguro do mundo. Fique em casa, a responsabilidade é de todos nós”, acrescenta. O prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, reitera que o município continuará seguindo as recomendações das autoridades em Saúde como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, e agradece a equipe de trabalho, ao Ministério Público e à comunidade pela compreensão.