Profissionais unidos na Rede de Apoio à Escola
O processo educacional, para ter sucesso em sua missão, exige um trabalho horizontal e multiprofissional, que atenda as necessidades da criança em diversas frentes. É nesse sentido que constituiu-se a Rede de Apoio à Escola (RAE) em Ernestina, formada por profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social.
Nos encontros mensais, a equipe debate as principais necessidades que exigem soluções em curto, médio e longo prazo. Com a presença da secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Ingrid Worst; diretoras das escolas; professoras da Educação Inclusiva; psicólogas ligadas a Educação, a Saúde e a Assistência Social; assistente social; secretários municipais, como o de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba, entre outros; os assuntos são colocados em pauta e soluções são encaminhadas.
O último encontro ocorreu na terça-feira, dia 03, na Sala de Reuniões da Unidade Básica de Saúde (UBS). Na reunião, a equipe multiprofissional debateu como a RAE pode melhorar o atendimento a estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. Nesse caso, quando o atendimento na sala inclusiva da escola não apresenta os resultados esperados, as crianças recebem encaminhamento para atendimentos complementares com a equipe da Saúde e da Assistência Social. Mas as constantes ausências nas sessões de acompanhamento têm impedido a assertividade das abordagens. “Precisamos que os pais se conscientizem da importância desse acompanhamento para que a aprendizagem seja melhorada”, comenta a secretária Ingrid.