18 de junho de 2019 as 15:56 / Educação

Dia D – Professores dos Municípios de Ernestina e Tio Hugo

No dia 17 de junho aconteceu o segundo encontro de formação continuada dos professores municipais e estaduais, chamado no Rio Grande do Sul de Dia D, onde foram apresentados os desafios das Escolas destes dois municípios, pensados no 1º Dia D implementados nas escolas, conforme técnica de Desing Thinking.
Cada escola trouxe um relatório do que está sendo feito até o momento, com fotos e exemplos de trabalhos dos professores, dos alunos e dos pais. Houve o enriquecimento de todo o grupo, com o olhar voltado para a resolução dos problemas que mais angustiavam cada comunidade escolar. As lideranças passam de um para o outro, percebendo-se com isso que o comprometimento de todos faz parte do sucesso do projeto. As especificidades de cada educandário se destacam, mesmo que os temas, os problemas elencados sejam semelhantes, o enfoque do trabalho que está sendo realizado é próprio de cada espaço, e o torna único e especial.
É necessário continuar neste caminho, procurando alternativas de sanar os desafios que se encontram no cotidiano escolar. Uma forma de conseguir isso é o engajamento do grupo, os estudos de leituras teóricas e os diálogos em torno das perspectivas de crescimento conjunto.