08 de maio de 2019 as 21:44 / Geral

Professores de Ernestina e Tio Hugo participam de palestra sobre Educação Inclusiva

Ao falarmos sobre inclusão no espaço escolar, devemos indagar como incluir. A Educação Inclusiva é regulada por várias normas, mas podemos dizer que ela encontra seu fundamento na Constituição Federal de 1988, que determina a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola para todos e, também, a oferta de Atendimento Educacional Especializado, preferencialmente no ensino regular. A educação inclusiva proporciona mudanças significativas na organização da escola e na qualidade das respostas dadas às necessidades dos alunos.
Dedicando especial atenção a essa modalidade de ensino, as Secretarias Municipais de Educação de Ernestina e Tio Hugo, proporcionaram, na noite do dia 06 de maio o primeiro encontro de formação sobre a Educação Inclusiva, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Educarte, em Ernestina. Os professores foram recebidos com um delicioso lanche cooperativo, feito com carinho e dedicação pelas merendeiras das escolas municipais, com organização especial das responsáveis pela cozinha da EMEF Educarte.
Nessa formação estiveram presentes professores, atendentes e monitoras da Educação Básica Municipal de Ernestina e Tio Hugo sendo que os trabalhos estiveram a cargo da neuropsicopedagoga Miriane Nunes, do Instituto Desafios, de Cachoeira do Sul, que abordou as dificuldades e distúrbios de aprendizagem-conhecendo para intervir.
As Secretarias da Educação dos dois municípios fortalecem essa parceria pensando em atender as demandas que cada vez mais estão presentes no cotidiano escolar, assim, os envolvidos nesse processo sentem-se mais seguros e acolhidos para vencer os desafios.