09 de maio de 2023 as 15:21 / Geral

Prefeito Renato Becker recebe Inventário Turístico do município de Ernestina

Na tarde da última segunda-feira, (08/05), o prefeito Renato Becker, acompanhado do diretor municipal de Cultura e Turismo, professor e historiador Alexandre Aguirre, receberam o Inventário Turístico do município de Ernestina, a entrega ocorreu durante cerimônia realizada no Consórcio Intermunicipal da região do Planalto Médio – CIPLAM, com sede na cidade de Passo Fundo/RS, na BR 285, Km 292, Prédio K1, UPF. A cerimônia de entrega do inventário turístico foi conduzida pelo Presidente da CIPLAM, Iura Kurtz, Prefeito do Município de Marau /RS. O inventário turístico é fruto da parceria do município de Ernestina com a CIPLAM e foi realizado pela turismóloga Fabíola Colatto Rosso, que contou com a adesão dos municípios que fazem parte da AMPLA: Camargo, Ciríaco, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Marau, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Serafina Corrêa, Vanini e Vila Maria.
O objetivo do Inventário Turístico é promover a coleta, identificação e registro de atrativos, serviços e equipamentos turísticos do município, bem como toda a rede de infraestrutura e apoio ao Turismo na cidade. Com a inventariação turística facilitará o mapeamento e a identificação dos pontos turísticos com potencialidades ainda não reconhecidas, ao mesmo tempo que será o alicerce para o município pleitear recursos na área do turismo, é uma conquista histórica para o município; cabe ressaltar, que o município também faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro.

Na oportunidade, o prefeito Renato Becker, destacou que: “O inventário Turístico é um passo importante para o desenvolvimento da área do Turismo no município, além de ser mais um benefício, adquirido graças à parceria que temos com a CIPLAM. Agora, poderemos ter uma noção real do que a cidade pode oferecer ao turista, bem como aquilo que precisaremos melhorar. Vamos aproveitar esta oportunidade para melhorar e profissionalizar, cada vez mais, o turismo de Ernestina, gerando renda e empregos de qualidade à população”, frisou o prefeito Renato Becker.

Para o diretor de Cultura e Turismo de Ernestina, professor e historiador Alexandre Aguirre, lembra que: “É mais uma importante conquista para o turismo de Ernestina, o ano passado foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, o Plano Municipal de Turismo, o município é um dos poucos da região que faz parte do Mapa Brasileiro do Turismo, criamos a Rota Turística História & Sabores, temos um Conselho Municipal de Cultura e Turismo atuante e participativo, que é um dos responsáveis juntamente com a Administração Municipal, dessas conquistas. Agora com o Inventário Turístico em mãos é possível ter todas as informações referentes ao turismo, ou seja, os atrativos naturais, culturais, histórico, infraestrutura, equipamentos de receptivo turístico (restaurantes, hotéis, pousadas…)”, ressaltou professor Alexandre Aguirre.