18 de dezembro de 2019 as 08:07 / Educação

O mundo novo do ensino fundamental

A passagem da educação infantil para o ensino fundamental é um dos grandes marcos na vida de cada estudante no ensino básico. Um novo ambiente, horários diferentes, novos professores… a nova rotina no ensino fundamental é um desafio na vida de toda criança. Na rede municipal de ensino de Ernestina, um projeto tem sido aliado dos estudantes para desmistificar esse novo mundo do qual farão parte a partir do próximo ano.

No fim do ciclo na educação infantil, as crianças participam de uma visita guiada na nova escola. Conhecida por ser um momento importante na vida de todo estudante, essa visita faz parte da transição da educação infantil para o ensino fundamental. Neste ano, a atividade ocorreu no dia 09 de dezembro, segunda-feira, quando os estudantes que estão concluindo o ciclo na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Orlando Rojas conheceram a nova escola que irá recebê-los em 2020, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Educarte.

A diretora da EMEI, Maria Aline da Silva Mello, explica que essa atividade é aguardada com ansiedade pelas crianças no último ano na educação infantil. “É um momento bem importante, quando eles vão para um novo ambiente, e há muita expectativa deles sobre como será essa nova escola que irá receber eles no próximo ano”, comenta Maria Aline. Na visita a Escola Educarte, as crianças foram acolhidas pela diretora do educandário, Marlei Petry, que apresentou a estrutura da escola aos pequenos estudantes e esclareceu dúvidas sobre a nova rotina estudantil a partir de 2020.