Emater apresenta resultados de 2025 e planejamento para 2026 em Ernestina
A Emater/RS-Ascar apresentou o Plano Operacional para 2026 e os resultados alcançados em 2025 durante encontro realizado na tarde da última quinta-feira (16/10), na Câmara de Vereadores de Ernestina. A reunião contou com a presença de representantes do Conselho Municipal da Agricultura, do vice-prefeito Leonir Vargas, da presidente do Legislativo, Silvane Vargas, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo Baumgratz, além de gerentes das instituições financeiras Banrisul, Cresol e Sicredi, e demais lideranças locais.
O engenheiro agrônomo e chefe da Emater de Ernestina, Alessandro Davesac, apresentou os principais indicadores e ações realizadas ao longo de 2025. Foram 29 atividades desenvolvidas, com 90% das metas previstas já alcançadas, atendendo 309 famílias e produtores. Para o próximo ano, o planejamento contempla 32 atividades, com destaque para iniciativas voltadas aos programas Terra Forte, Bioinsumos e Programa Nacional de Crédito Fundiário, que receberão atenção especial pela importância estratégica no desenvolvimento rural local.
Alessandro reforçou o compromisso da instituição com a transparência e a prestação de contas à comunidade. “Registramos a importância do apoio constante da administração municipal, que esteve presente em todas as ações desenvolvidas ao longo do ano, mais de oito eventos realizados em parceria. Também agradecemos aos produtores e produtoras que procuraram a Emater em busca de informação, projetos e diálogo. É por meio dessa confiança que seguimos fortalecendo o trabalho que há mais de 70 anos marca a extensão rural”, destacou.
*Com informações e fotos de Vanessa Almeida de Moraes (Emater de Passo Fundo) e Alessandro Davesac (Emater de Ernestina).
Ernestina – Prefeitura Municipal